Oz O Grande e Poderoso – Fun Facts
[tab name=”Oz O Grande e Poderoso”]
FUN FACTS – PARTE I
- “OZ O Grande e Poderoso”, da Disney, imagina as origens do amado feiticeiro, que se estreou no primeiro livro do autor L. Frank Baum “The Wonderful Wizard of Oz”. Baum, que escreveu 14 romances entre 1900 e 1920, todos na terra de fantasia que tão intensamente criou, mas nunca retratando totalmente o passado do feiticeiro. “OZ O Grande e Poderoso” é uma prequela cinematográfica dos livros de Baum que nos proporciona uma inesquecível experiência cinematográfica única. Apesar de alguns dos personagens do filme “OZ O Grande e Poderoso” serem já conhecidos dos livros de Baum, estes foram reinventados, existindo ainda personagens nunca antes vistos, tais como a China Girl e os Quadlings.
- O mundo de fantasia de “OZ O Grande e Poderoso” foi imaginado pelo designer de produção vencedor de um Oscar®, Robert Stromberg. No total, Stromberg criou 24 cenários completos e mais alguns cenários parciais, num total aproximado de 30 cenários. Stromberg criou cenários icónicos como a Yellow Brick Road e Emerald City, todos imaginados e desenhados de novo, e ainda os muito aguardados novos designs da Witch’s Throne Room, e Whimsie Woods (onde OZ conhece Theodora), a Dark Forest, onde é apresentada Glinda, a bruxa boa da história e China Town, cujos habitantes são inteiramente feitos de porcelana.
- James Franco, que interpreta Oscar Diggs (também conhecido por OZ), teve de aprender truques de magia para que pudesse retratar com precisão este personagem de mágico desajustado de circo. Foi para o estúdio duas semanas antes do início das filmagens para poder trabalhar com um mágico de Las Vegas, Lance Burton. Trabalhando todos os dias com Burton, James Franco aprendeu truques que envolviam pombas, fogo, aprendeu a retirar objetos da cartola e a fazer objetos levitar.
- A produção contratou o artista e ilustrador alemão Michael Kutsche, para transpor para a realidade as bruxas e os vários mundos, tal e qual como tinham sido imaginados pelo designer de produção Robert Stromberg. Kutsche conceptualizou ainda os trajes das bruxas e foi o designer do guarda-roupa do filme, juntamente com Gary Jones.
- O designer de guarda-roupa Gary Jones e a sua equipa embarcaram no ambicioso projeto de vestir mais de 1500 atores, do mais pequeno Munchkin ao mais alto Winkie, num período de 23 semanas. Só para os personagens principais – OZ, Theodora, Glinda e Evanora – havia mais de 200 peças.
- James Franco tem apenas um traje no filme – o fato de três peças que OZ tem vestido quando é levado do Kansas. Mas o designer veterano de guarda-roupa Gary Jones fez uma pesquisa minuciosa sobre o período de 1880 a 1930 para desenhar o fato perfeito. Ele encontrou-se com James Franco em Nova Iorque para lhe mostrar fotografias antigas, daquela época, que inspiraram o seu design final – um fraque preto.
- Em “OZ O Grande e Poderoso” são utilizados mais de 3.000 adereços, dos quais 1.400 foram produzidos especialmente para o filme. Neste número não estão incluídas as 5.000 moedas que o mestre de adereços Russell Bobbitt fez especialmente para encher o cofre do tesouro de OZ. Um dos lados da moeda tem estampada uma imagem da Yellow Brick Road e na face oposta está uma imagem do autor L. Frank Baum.
- Dan Gillooly, responsável por todas as plantas presentes no filme, foi bastante engenhoso a encontrar elementos nos subúrbios de Detroit que enriqueceram os cenários de “OZ O Grande e Poderoso”. Enquanto pesquisava na cidade, encontrou um pomar repleto de pessegueiros mortos e utilizou os ramos para criar a assustadora Dark Forest. Outra descoberta que adicionou textura e uma vibração assustadora à Dark Forest foi a dos cardos, que foram encontrados por Gillooly num dos seus passeios pelas zonas rurais.
[/tab]
[tab name=”Galeria”]
[/tab]
[end_tabset]