Os 10 Melhores Filmes da Pixar
A Pixar é a “casa” de imensas obras de arte cinematográficas. Com a chegada de “Elio” aos cinemas nacionais, são agora vinte e nove os filmes da Pixar, um dos mais prestigiados estúdios de animação do mundo.
Desde o original e “velhinho” “Toy Story”, aos clássicos incontornáveis como “À Procura de Nemo” e “Monstros e Companhia”, aqui estão reunidos os dez melhores filmes da Pixar- todos especiais e bem característicos.
10. Os Incríveis (2004), um dos favoritos Pixar
Este incrível (literalmente) filme junta o humor dos Simpsons com a tensão de Watchmen. Num mundo distópico, em vez de viverem aventuras, os super-heróis são forçados a esconder os seus poderes e viver como pessoas comuns. Contudo, Beto, Helena e os filhos não conseguem manter-se afastados da ação por muito tempo.
A história mistura ação frenética, momentos hilariantes, um vilão soberbo, e um ambiente familiar com superpoderes. Além disso, o mistério central é intrigante e prende o espectador até ao fim. Uma obra muito diferente do habitual na Pixar, com um sabor a Marvel.
9. Wall-E (2008)
Este é um filme especial. Começa quase sem palavras, mas rapidamente se transforma numa aventura emotiva. Um filme futurista, mas com um toque tão puro que parece real. Num planeta Terra destruído pelo lixo, Wall-E vive sozinho até conhecer EVA, e tudo muda.
Por um lado, temos uma linda história de amor entre dois robôs. Por outro, surge uma forte crítica ambiental. Através da música de Hello Dolly e de pequenos gestos, o filme encanta e emociona. No final, transmite uma mensagem clara: ainda há esperança.
8. Ratatui (2007)
Só a Pixar teria coragem de fazer um filme sobre um rato que quer ser chef. Remy não se contenta com restos — quer cozinhar pratos requintados. Em Paris, encontra Linguini, um rapaz desajeitado mas de bom coração.
Ambos formam uma parceria improvável e hilariante e juntos desafiam as regras da gastronomia francesa. Ao mesmo tempo, nasce um romance entre Linguini e Colette, que se torna memorável. O final (icónico) emociona, e de que maneira, o espetador, com uma bonita lição sobre humildade e talento.
7. Divertida-Mente (2015)
Divertida-Mente é um dos filmes mais inteligentes e intensosda Pixar. Acompanhamos as emoções de Riley, uma menina que está a crescer. A alegria, a tristeza, o medo, a raiva e o nojo guiam as suas decisões durante cada minuto. Contudo, com o tempo, tudo começa a complicar-se. A mudança de cidade e o início da puberdade causam confusão. No entanto, a história mostra que a tristeza também é importante. Com criatividade e humor, o filme ensina a aceitar todas as emoções.
6. Toy Story (1995), o clássico da Pixar
Toy Story, foi o primeiro filme da Pixar e mudou o cinema de animação para sempre. Esta obra-prima apresenta-nos Woody e Buzz, dois brinquedos que lutam pela atenção de Andy. No entanto, essa rivalidade esconde algo mais profundo.
A história fala sobre o medo de ser esquecido e o fim da infância. Além disso, há cenas muito engraçadas e momentos de verdadeira amizade. Trinta anos depois, continua a ser um dos maiores clássicos do estúdio.
5. Coco (2017)
Depois de algumas sequelas menos marcantes , Coco trouxe um sopro de originalidade à Pixar. O protagonista, Miguel, quer ser músico, mas a sua família proíbe essa arte lá em casa. No Dia dos Mortos, ele parte numa jornada pelo mundo dos antepassados e é aí que se apercebe dos principais pilares da vida.
A animação é deslumbrante e a música ainda mais. “Lembra-te de Mim”, canção premiada com um Óscar, é de cortar o coração. Acima de tudo, a história celebra a família, as raízes e a importância de manter viva a memória dos que já partiram.
4. À Procura de Nemo (2003)
Este filme é uma aventura emocionante debaixo de água. Nemo é capturado e o seu pai, Marlin, parte em busca dele. No caminho encontra Dory, uma amiga divertida mas esquecida e juntos formam uma das duplas mais amadas no cinema. A pitada perfeita de emoção e diversão.
A animação é linda, o ritmo é rápido e há imensas piadas inequecíveis. Ao mesmo tempo, transmite uma mensagem importante: os filhos precisam de liberdade para crescer. Mesmo que o mundo seja assustador, é preciso confiar neles.
3. Up – Altamente! (2009)
É impossível esquecer os primeiros minutos de Up, onde vemos a vida de Carl e Ellie. Essa montagem, sem falas, já vale o bilhete. No entanto, o resto do filme também surpreende, e de que maneira.
Carl decide seguir um sonho antigo e parte em descoberta do mesmo, numa casa com balões. Pelo caminho, conhece Russell, um escuteiro solitário. Juntos vivem uma aventura maluca, cheia de emoção. Mais do que isso, o filme fala sobre perda, amor e recomeços.
2. Monstros e Companhia (2001)
Mike e Sulley são duas das personagens mais adoradas da Pixar. Em Monstrópolis, os monstros assustam crianças para gerar energia. No entanto, tudo muda quando Boo, uma menina humana, entra naquele mundo.
A partir daí, há muitas situações engraçadas, mas também momentos emocionantes. Sulley começa a ver Boo com outros olhos. A amizade que nasce entre eles é genuína e comovente. A despedida final é de chorar.
1. Toy Story 3 (2010), o nosso favorito da Pixar
O melhor filme da Pixar. Toy Story 3 é, com certeza, o filme mais tocante deste estúdio de animação. Andy está a crescer e prepara-se para deixar os seus brinquedos para trás. Woody, Buzz e os amigos enfrentam o momento mais difícil das suas vidas, passando por obstáculos, dilemas, escolhas, e medos.
A história tem de tudo: aventura, suspense, flashbacks e cenas de pura emoção. No entanto, é o final que fica connosco. A despedida de Andy dos seus brinquedos é linda e dolorosa. Um fecho perfeito para um filme perfeito. E para ti, qual é o melhor filme da Pixar? Partilha a tua opinião nos comentários.