Nova série do criador de Breaking Bad já é a mais vista do Streaming
A nova série de ficção científica e drama “Pluribus”, criada pelo reconhecido Vince Gilligan (conhecido por “Breaking Bad” e “Better Call Saul”), estreou no passado dia 7 de Novembro na Apple TV+. No entanto, desde que estreou, só se ouve e lê críticas muito positivas!
Qual é a história de “Pluribus”?

A série desenrola-se num mundo transformado por uma força estranha: um vírus ou sinal extraterrestre que torna a maioria da humanidade excessivamente feliz, quase numa consciência colectiva. O que se apresenta como uma utopia, rapidamente se revela inquietante. No meio deste mundo novo, surge a protagonista Rhea Seehorn (como Carol Sturka), descrita como “a pessoa mais miserável da Terra”, única pessoa imune ao fenómeno dominante, e incumbida de “salvar o mundo da felicidade”.
A série conta com um elenco de luxo qu e inclui Karolina Wydra, Carlos Manuel Vesga, Miriam Shor e Samba Schutte. A produção executiva conta ainda com nomes como Jeff Frost, Diane Mercer, Gordon Smith, Alison Tatlock, Jenn Carroll, Allyce Ozarski e Douglas S. Ornstein.
Significado do título da série
“Pluribus” foi encomendada pela Apple TV+ com duas temporadas previamente garantidas, a primeira temporada é composta por nove episódios. O episódio 1 (“We Is Us”) e o episódio 2 (“Pirate Lady”) foram lançados simultaneamente a 7 de novembro. Os restantes seguem semanalmente até 26 de dezembro.
O próprio título da série (Pluribus) advém do latim, ligado à expressão norte-americana (em Portugal, ligada ao Sport Lisboa e Benfica) E Pluribus Unum (“de muitos, um”), sugerindo temas de colectividade, perda de individualidade e unidade global.
Porque é que vale a pena acompanhar?

A combinação de Vince Gilligan com Rhea Seehorn já gera uma certa expectativa entre fãs de séries de qualidade. Além disso, o enredo subverte o género habitual de ficção científica: nem herói convencional, nem catástrofe típica. Antes, uma reflexão sobre felicidade, identidades e aquilo que se perde quando o mundo “funciona” demais.
Assim sendo a série aposta num tom híbrido (drama, sci-fi psicológico, thriller) que promete provocar tanto reflexão como entretenimento. Para quem procura conteúdo de ficção científica, sobranceiro ao simples escapismo, “Pluribus” apresenta-se como opção relevante.
O que diz a crítica?
Depois de “Breaking Bad” Vince Gillian volta a mostra todo o seu talento em “Pluribus”, com 100% de classificação no Rotten Tomatoes. Dan Jolin, da Empire Magazine, escreve, “o tão esperado regresso de Vince Gilligan é uma sátira de ficção científica intrigante e estranha, ao estilo de Black Mirror. E há muitas emoções e risadas ao longo do caminho.”. Da mesma forma, Caryn James, da BBC, escreve, “a série coloca-nos no lugar de Carol, e a atuação empática de Seehorn é dramática e espirituosa, fundamentando o enredo de ficção científica nas suas reações viscerais, temerosas e determinadas.”.
Assim sendo “Pluribus” apresenta-se como uma série a não perder. Uma proposta original, com uma premissa provocadora e elenco talentoso. A juntar-se à oferta já forte de ficção científica da Apple TV+, funciona como um dos destaques deste fim de ano no streaming global.

