Para Quentin Tarantino este é o melhor realizador de Westerns de sempre
Quentin Tarantino revela inspiração para os seus Westerns “The Hateful Eight”, “Django Unchained” e “Once Upon a Time in Hollywood”.
Quentin Tarantino começou a sua carreira com filmes low budget, como “Reservoir Dogs” e “Pulp Fiction”, que se destacaram pela originalidade, boas prestações e diálogos afiados. Rapidamente se tornou num dos realizadores mais adorados de sempre, pelo seu estilo de escrita e realização muito característicos.
O seu amor pelos Westerns também não é nenhum segredo. “Django Unchained” e “The Hateful Eight” são homenagens diretas ao western clássico, mas com o toque de Tarantino claro. Com a sua violência estilizada, diálogos afiados e subversão dos estereótipos tradicionais.
Os Western Spaghetti dos anos 1960 e 1970, principalmente de Sergio Leone, são alguns dos seus favoritos e fez uma grande homenagem ao estilo com o seu último filme “Once Upon a Time In Hollywood”. Este filme com Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie é uma carta de amor à história do cinema, passando pela Califórnia, os Westerns Italianos e um dos crimes mais sombrios do mundo do cinema.
Quentin Tarantino revela o seu realizador de Westerns favorito
Em entrevista ao BFI (British Film Institute), Quentin Tarantino revelou o realizador de Westerns que mais influenciou e inspirou os seus próprios filmes. O seu realizador de eleição é, então, o norte-americano Monte Hellman.
“O Monte fez Westerns diferentes do que tudo o que se fez antes ou depois. Abrandou o ritmo da ação para que as cenas se desenrolassem num ritmo real. Algo nunca antes visto num western”, partilhou o realizador.
Nesse sentido, Quentin Tarantino comentou especificamente o filme “Ride in the Whirlwind” de Monte Hellman. “O filme começa com um assalto que provoca o riso devido ao comportamento preguiçoso dos assaltantes. É exatamente o oposto das cenas de ação rápida a que estamos habituados”, refletiu o realizador.
Para quem não conhece este clássico de 1966, Jack Nicholson é o protagonista do filme. O ator interpreta um de três cowboys que andam em fuga, após terem sido confundidos com os membros de um gangue. Por fim, este filme conta com uma aprovação de 92% no Rotten Tomatoes, por parte da crítica.
Qual é o teu Western de eleição?