Queres saber quem será o próximo a morrer em Game of Thrones?

 

O investigador Richard Vale, da Universidade de Canteburry, na Nova Zelândia, revelou ter descoberto um modelo estatístico capaz de fazer previsões sobre o rumo da história nos próximos livros da saga “As Crónicas de Gelo e Fogo”, que inspira o êxito da HBO.

O estudo, publicado este mês, tenta prever quem irá desempenhar o papel de narrador nos capítulos dos próximos volumes da série, com base na distribuição de narradores presente nos livros já publicados. Nos cinco livros escritos por George R. R. Martin os capítulos são narrados do ponto de vista dos personagens, pelo que Vale acredita – baseando-se em padrões matemáticos, nomeadamente na chamada “distribuição de Poisson”, da autoria do matemático francês Siméon-Denis Poisson – conseguir inferir quem vai sobreviver e tornar-se o foco principal do enredo.

Lê Também:
HBO Max estreia Conversations with Friends

O sistema faz previsões claras. Por exemplo, certos personagens não são susceptíveis de desempenhar o papel de narrador em nenhum capítulo; nesse caso é provável que essa personagem venha a morrer. De acordo com este pressuposto, o personagem com maior probabilidade de morrer nos próximos capítulos é Ser Arys, seguidor de Melissandre. Já Cersei e Brienne são aquelas que apresentam menor probabilidade de desaparecer da trama.

Todavia, o investigador admite as limitações do modelo, uma vez que estes não considera outros fatores (como por exemplo a entrada de novos personagens na história), além de se basear numa base de dados pequena.

Uma coisa é certa: estamos perante o derradeiro spoiler de serviço! E vocês, que acham desta ideia?

CS 66 25th October 2010

Lê Também:
Nikolaj Coster-Waldau junta-se a Jennifer Garner em nova série

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.