Rádio Escafandro: Para mergulhar no melhor jornalismo brasileiro
“Rádio Escafandro” é um podcast brasileiro de jornalismo de investigação, sem snobeira e com genuína curiosidade. É rádio para quem gosta de ouvir.
Criado por Tomás Chiaverini, o podcast brasileiro Rádio Escafandro começou por ser um “one man show”, mas com a ambição de chegar à qualidade dos podcasts de investigação norte-americanos, como o Radiolab, já referido numa crónica anterior. Mesmo quando aborda temas já referidos por outros podcasts, a investigação é feita de raiz, os especialistas entrevistados são brasileiros e o resultado é sempre interessante.
O primeiro episódio — «Como ser escritor no Brasil?», lançado a 14 de fevereiro de 2019, ainda pode ser ouvido no site Rádio Escafandro. O podcast foi sempre financiado pelos ouvintes e por isso mantêm a sua independência. Mesmo quando os recursos financeiros eram escassos, a qualidade dos programas nunca foi comprometida. Em troca do patrocinio os ouvintes recebem conteúdos exclusivos, livros autografados e outro brindes.
Rádio Escafandro: O melhor do jornalismo brasileiro
Tomás, que se descreve no Instagram como alguém cujo trabalho “deixa a sua louça suja menos chata”, nasceu em 1981 e São Paulo, é formado em jornalismo, escreveu para jornais e televisão e é autor de vários livros. Atualmente, dedica-se exclusivamente ao podcast que, graças ao sucesso dos primeiros anos, conseguiu melhorar a qualidade técnica das gravações e aumentar a equipa.
Qual o melhor episódio?
É difícil escolher. Há temas para todos os gostos. Tomás, tanto pode pegar no microfone e passar 24 horas a viver numa casa comunitária para falar sobre o fim da monogamia (episódio 98), como entrevistar cientistas que investigam drogas psicadélicas (episódio 49), perceber como equipas médicas fazem cirurgias na selva amazónica (episódio 107) ou falar com adolescentes que escolheram viver no universo paralelo de Hogwarts (episódio 115) .
Apesar de fazer um trabalho de investigação sério, com a colaboração de especialistas e académicos, o resultado está longe de ser um programa chato e snob. Os temas, mesmo os mais difíceis de entender, são tratados de um modo informal, com genuína curiosidade, como se o jornalista adivinhasse as perguntas que gostaríamos de fazer.
Onde e como ouvir?
O tom da narrativa é quase sempre intimista, como se andássemos ao lado do Tomás, percorrendo as ruas de São Paulo ou os trilhos da selva amazónica. Como os episódios são longos, é o podcast perfeito para ser ouvido durante tarefas aborrecidas, quando podemos deixar a imaginação ir divagar para outros locais. Está disponível no site oficial, Spotify, Youtube e iTunes.
Ficha:
- Título: Rádio Escafandro
- Apresentado por: Tomás Chiaverini
- Produção: Rádio Guarda-Chuva
- Nacionalidade: Brasil
- Categoria: Jornalismo de investigação
- Periocidade: quinzenal
- Duração: cerca de 1 hora
Ouve, que não te vais arrepender!