Razer BlackShark V3 Pro for Playstation 5, em análise
São estes os melhores auscultadores para Playstation de sempre?
No universo dos periféricos gaming, poucas atualizações de produtos conseguem realmente destacar-se porque exista tanto produto novo a cada mês, que não se torna fácil trazer algo realmente melhor — mas quando granes marcas tentam algo realmente incrível, por vezes aparece-nos um produto que não conseguimos não admirar e que tem de ser aconselhado.
Foi isso que aconteceu com os novos Razer BlackShark V3 Pro for Playstation 5, que evoluem significativamente face ao modelo anterior, oferecendo melhor qualidade de som, mais funcionalidades e conforto superior, posicionando-se como um dos melhores auscultadores de topo do mercado.
A linha BlackShark da Razer sempre se distinguiu pelo seu foco competitivo, contrastando com a vertente mais vistosa dos Razer Kraken V4 Pro e a simplicidade acessível dos Razer Barracuda. O V3 Pro mantém a estética mais minimalista do V2, tornando-se mais leve do que a concorrência e com uma estrutura em alumínio leve com braços telescópicos, um arco flexível com revestimento em pele sintética e malha almofadada e um peso de 376g, que, graças à boa distribuição, parece ainda mais leve.
As almofadas ovais em espuma “com memória” cobertas por malha respirável são um dos pontos fortes, garantindo conforto durante 5–6 horas seguidas sem acumulação de suor. Acreditem, neste aspeto, está fantástico! O encaixe não é demasiado apertado e há uma camada interna protetora para quem tem orelhas maiores. O design lembra auscultadores de piloto, mas é discreto e elegante, ideal para quem prefere performance a “show off” e sem parecer demasiado grande.
Os controlos estão bem distribuídos:
- Direita: botão para trocar presets de EQ, roda de mistura de volume de chat e alternador ANC/Ambiente;
- Esquerda: mute do microfone, power, porta USB-C, entrada jack, e roda de volume digital.
Os comandos respondem rapidamente, evitando esperas ou combinações complicadas. As earcups giram 45° para dentro, tornando mais confortável o uso ao pescoço — uma melhoria prática face ao modelo anterior e que a comunidade tinha pedido.
Pelo meio, temos novas funcionalidades, como o ANC (cancelamento ativo de ruído) robusto — útil em ambientes barulhentos (embora possa afetar ligeiramente a afinação sonora). No entanto, enquanto cancelamento, está no topo do que auscultadores gaming oferecem. A isto junta-se Bluetooth simultâneo + ligação HyperSpeed 2.4 GHz (latência de 10 ms), permitindo usar duas fontes de áudio ao mesmo tempo, ideal para quem está a jogar, mas também quer ligar, por exemplo, o smartphone. A finalizar, temos uma entrada analógica 3,5 mm com adaptador USB-C incluído. Ao contrário dos Kraken, não tem iluminação RGB, mantendo o foco total na performance e no conforto, e aqui nota-se a diferença de peso.
A qualidade paga-se, mas nota-se a cada segundo
O desempenho sonoro é uma das maiores virtudes do V3 Pro. A Razer, que tem sempre um conforto muito elevado, aqui joga os seus trunfos e apresenta uma qualidade sonora incrível. Som equilibrado e envolvente, com graves sólidos e agudos definidos (embora seja aconselhável ajustar ligeiramente o EQ para suavizar a dureza nos agudos). Compatível com THX Spatial Audio, Tempest 3D e Dolby Atmos (com licença) e o aplauso vai para a excelente separação espacial, facilitando a perceção de posicionamento inimigo em jogos competitivos. Quer seja num shooter ou num simulador de corridas, nota-se que estamos no melhor que há.
Pelo meio, temos a personalização via software com o Razer Synapse:
- EQ de 10 bandas com presets para jogos populares;
- Perfis THX independentes;
A experiência foi boa, com ajustes simples apesar de o software ser conhecido por ser algo instável e aqui voltei a sentir algumas falhas. No entanto, para alguém mais profissional que queira personalizar ao máximo, até para diferentes tipos de media, a verdade é que o Razer Synapse não é tão bom quanto outros, mas está perto.
Outro aspeto importante é a autonomia, até porque bateria a mais é peso a mais, conforto a menos. Neste caso, consegui cerca de 50 horas de uso real, combinando ANC ocasional e HyperSpeed ativo para uma melhor experiência. Resumindo, uma semana inteira de uso em horário de trabalho ou em momentos de gaming, sem ter de carregar. Mais do que isto seria apenas peso a mais.
Depois de quase três semanas a experimentar os Razer BlackShark V3 Pro for Playstation 5, é claro que se trata de um salto qualitativo face ao V2, introduzindo melhorias sólidas em conforto, funcionalidade e áudio, sem perder o foco competitivo da linha.
Apesar de poder ser usado por qualquer pessoa para ouvir música ou ver filmes e séries, o foco aqui está no gaming, e a verdade é que é difícil arranjar melhor. Não são auscultadores baratos, mas a experiência é única, e a verdade é que quiseres gastar menos, perdes muita qualidade. A Razer, depois de alguns produtos que falharam em alguns pontos, tem aqui algo que praticamente não tem falhas, tornando-o não só nos melhores auscultadores gaming que experimentei este ano, são os melhores que usei numa Playstation 5, mas também num dos melhores produtos de tecnologia de 2025, e isso é dizer muito!