Razer Nabu X | Análise

 

O novo gadget da Razer, o Razer Nabu X, é a nova pulseira para gamers e/ou desportistas que queiram algo prático e que não dê nas vistas..

O que rapidamente notamos é o excelente design, bastante discreto e simples, permitindo que se use uma pulseira sem que se perceba de imediato o que é ou o que faz. É como se fosse apenas mais um acessório de moda. Feito de silicone que não causa alergias, o conforto é a palavra de ordem, pois trata-se de uma pulseira que não irrita e que é bastante leve. Em contra partida, dependente do meio por onde estejam, podemos afirmar que a pulseira agarra alguma sujidade com facilidade, não sendo, todavia, um grave problema pois facilmente se lava.

Compatível com todos os smartphones Android a partir da versão 4.3 e com o iPhones 5 e superiores, o Razer Nabu X espanta pela sua duração de bateria que facilmente aguenta 5 dias sem novo carregamento. Debaixo de água aguenta até um metro permitindo que seja usado na praia ou numa piscina desde que não se exagere na profundidade.

razer-app

O foco do Razer Nabu X é alertar os seus utilizadores do que aconteceu nos seus telemóveis, quer seja sms, chamadas, email ou atualizações de redes sociais, entre outros, com apenas os 3 LEDs que apresenta. Esses alertas são configuráveis e alertam com combinações diferentes, permitindo que um desportista tenha noção do que aconteceu sem ter de ver o seu smarthpone, tal como um gamer, que pode estar com as duas mãos ocupadas, pode saber se terá algo importante ou não.

É este interessante conceito que é o maior trunfo do Razer Nabu X mas também onde acaba por falhar em alguns aspetos. Na eficácia dos alertas tudo dependerá de vocês e do número de alertas configuráveis que irão criar. Se forem muitas e se não as organizarem devidamente, acabarão por ficar confusos, pois deixarão de distinguir os alertas. Todavia, tudo isto é contornável por nós, à excepção de alguns alertas que não são configuráveis e que são obrigatórios. Infelizmente, estes alertas servem para mostrar a potencialidade do aparelho mas acabam por desgastar o utilizador. Por exemplo, o Nabu X dá-nos um alerta se estivermos perto de outro utilizador com o mesmo equipamento, e se apertarmos as mãos teremos novo alerta. É uma funcionalidade gira, mas em alguns casos estamos apenas a receber o óbvio.

Nabu X_colors

Com as diversas combinações dos seus três LEDs coloridos, o Razer Nabu X permite monitorizar as distâncias que andamos, que corremos, quantos passos damos, as calorias gastas, as horas de sono e ainda muito mais. Para tudo isto necessitam apenas de fazer o download de duas apps e depois poderão começar a definir os vossos objetivos e também os alertas que querem perante a aproximação desse objetivo. Quando comparado com outros gadgets de topo, os seus dados são idênticos em todos os fatores, sendo algo de aplaudir para o preço que apresenta.

No entanto, apesar de práticas, algumas destas apps ainda apresentam bugs que certamente serão resolvidos com atualizações e que tornarão toda a experiência muito melhor.

O Nabu X é um novo passo na gama Razer. É um upgrade do seu anterior produto, melhora em todos os fatores e no mercado destaca-se pela sua relação qualidade/preço. Não é o topo do que existe no género, nem apresenta funcionalidades novas e fantásticas, mas se o preço acessível for importante para o comprador, então este é uma, se não mesmo a melhor, escolha que podem fazer.

LP

 

 

Luis Pinto

Software developer - Autor do canal Tek Test - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *