O mais forte candidato de Animação aos Óscares deste ano domina os Annie Awards 2025
“Robot Selvagem” e “Flow” foram os grandes vencedores dos Annie Awards, que tiveram lugar ontem, dia 8 de fevereiro
A 52.ª edição dos Annie Awards, que decorreu no passado fim de semana, consagrou o filme de animação “Robot Selvagem”, dos estúdios DreamWorks Animation, como o grande vencedor da noite, arrecadando nove prémios, incluindo o de Melhor Filme, Melhor Realização, e Melhor Interpretação Vocal, para Lupita Nyong’o
O que são os Annie Awards?
Os Annie Awards são considerados os ‘Óscares’ do cinema de animação, sendo atribuídos pela International Animated Film Association, ASIFA-Hollywood. Os prémios distinguem os melhores trabalhos da indústria da animação em diversas categorias, desde longas-metragens a curtas-metragens, passando por produções televisivas e videojogos.
“Robot Selvagem”: um dos principais candidatos para os Óscares
A longa-metragem de Chris Sanders, que conta a história de um robot que cria um ganso órfão, foi aclamada pela crítica e pelo público, tendo sido considerada uma obra particularmente comovente.
Além dos prémios principais, “Robot Selvagem” também se destacou nas categorias técnicas, vencendo os prémios de Melhor Animação e Melhor Design de Personagens. Com este feito, o filme assume-se como o principal candidato ao Óscar de Melhor Filme de Animação. A cerimónia dos Óscares está marcada para o dia 3 de março.
Quais foram os outros vencedores da cerimónia?
Na categoria de Melhor Filme de Animação Independente, o grande vencedor foi “Flow – À Deriva“, uma produção independente da Letónia, realizada por Gints Zilbalodis. O filme, que não tem diálogos, conta a história de um grupo de animais que precisam de unir as suas forças para sobreviver num mundo em mudança.
“Flow – À Deriva” foi elogiado pela sua beleza visual e pela sua mensagem sobre a importância da união e da colaboração. O filme estreia em Portugal no próximo dia 20 de fevereiro, pela mão da distribuidora Films4You.
Este foram outros grandes vencedores da noite, noutras principais categorias:
Melhor Produção Especial
Orion and the Dark, de Sean Charmatz
Melhor Storyboard
Despicable Me 4, de Chris Renaud
Melhor Filme de Estudantes
Adiós, de José Prats
Melhor Curta-Metragem
Wander to Wonder, de Nina Gantz
Já viste “Robot Selvagem”, da DreamWorks? Qual foi o teu filme favorito de animação do ano passado?