©Columbia Pictures/Sony Pictures Entertainment

Este romance inesquecível está agora disponível na Netflix Portugal

Está agora disponível na Netflix Portugal um dos melhores filmes românticos dos anos 90.

Na Netflix Portugal, não faltam grandes filmes dos anos 90, nostálgicos para quem cresceu a amar cinema em tal década. Por exemplo, não faltam grandes êxitos comeciais como “Forrest Gump”, “The Bodyguard” e “Happy Gilmore”, que se juntam a grandes clássicos do cinema como “Goodfellas”, de Martin Scorsese e “Heat”, de Michael Mann.

No entanto, neste mês de Agosto, a Netflix Portugal juntou ao seu vasto catálogo um grande filme da década, especialmente para amantes de filmes românticos e de cinema independente.

Uma grande novidade na Netflix Portugal

Tal adição trata-se de “Before Sunrise”, do realizador americano Richard Linklater, com Julie Delpy e Ethan Hawke como protagonistas. O filme, lançado em 1995, é conhecido pelo seu estilo minimalista. Foca-se quase inteiramente nos diálogos e na conversa casual e realista entre os dois personagens principais, Jesse e Céline.

A premissa é simples, mas cativante: um jovem americano e uma estudante francesa encontram-se por acaso num comboio e decidem passar uma noite juntos a explorar as ruas de Viena. Estes, então, têm conversas que, com ingenuidade, abordam temas como a vida, o amor, a arte e a passagem do tempo.

O início de uma grande trilogia

dia dos namorados Antes do Amanhecer Streaming
©Columbia Pictures/Sony Pictures Entertainment

O sucesso do filme e a aclamada química entre Hawke e Delpy foram tão evidentes que “Before Sunrise” se tornou assim o ponto de partida de uma grande série de filmes do cinema moderno. Trata-se da trilogia “Before”.

Lê Também:
Nova minissérie com Álvaro Morte (La Casa de Papel) estreia na Netflix esta semana

Os filmes seguintes, ‘Before Sunset’ (2004) e ‘Before Midnight’ (2013), reencontraram Jesse e Céline, respetivamente nove e dezoito anos depois, explorando a evolução da sua relação e refletindo sobre as escolhas e os desafios que o tempo trouxe para as suas vidas. Esta abordagem única, de revisitar os mesmos personagens com tanto tempo de intervalo, confere à trilogia uma profundidade e uma honestidade raramente vistas no cinema desde então. Ambos os filmes foram também escritos e realizados por Richard Linklater.

Pub

A história real por detrás do filme

Richard Linklater for BETO. Photographed by David Rice, Nov 1, 2018 | @peopleplatesandplanet @clubhouseaustin

Embora a trilogia seja uma obra de ficção, a sua inspiração é profundamente pessoal e tragicamente real. O realizador Richard Linklater revelou, anos após o lançamento do filme, que a ideia para “Before Sunrise” nasceu de um encontro que ele próprio viveu.

Em 1989, enquanto visitava a sua irmã em Philadelphia, Linklater conheceu uma jovem chamada Amy Lehrhaupt. Os dois, tal como Jesse e Céline, passaram a noite inteira juntos, a caminhar e a conversar. A conexão foi tão intensa que Linklater, que tinha acabado de filmar “Slacker” (1991), disse-lhe que um dia faria um filme sobre aquela experiência.

Lê Também:
As 5 melhores adaptações de Stephen King atualmente no Streaming

Ao contrário do que acontece na ficção, Linklater e Amy trocaram contactos, mas o tempo e a distância acabaram por afastá-los. Anos mais tarde, o realizador descobriu a verdade, com um desfecho que o cinema não conseguiu prever. Amy Lehrhaupt tinha falecido num acidente em 1994, pouco antes das filmagens de “Before Sunrise”.

Pub

30 anos de “Before Sunrise”

Com a passagem do tempo, certos filmes mais antigos ficam esquecidos. No entanto, a chegada deste filme à Netflix é assim a tua oportunidade para veres pela primeira vez ou revisitares este belo filme romântico que faz 30 anos em 2025.

Pub

Já viste “Before Sunrise”?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *