Samurai Warriors 4 Empire (PS4) | Análise

O estúdio Omega Force o seu 4º jogo no espaço de um ano, mas consegue, novamente, oferecer um bom jogo com Samurai Warriors 4 Empire! Mas estará a fórmula a ficar gasta? 


samurai

 

Editora: Koei Tecmo

Plataformas:  PS4

[starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

 

 


 

O que temos aqui é o mesmo Samurai Warrriors 4 mas com uma componente estratégica que não existia no jogo original. O foco do jogo está agora na gestão do nosso império, quer sejam tropas, recursos ou economia, tornando mais secundária a vertente da ação non-stop.

Baseado em turnos, teremos muito para fazer a cada ronda. Existem dois modos de jogo bastante idênticos, sendo a diferença a forma como começamos. Podemos começar com um clã já criado, com um território e generais lendários, ou criarmos a nossa própria personagem e começarmos um novo clã. Em qualquer um dos casos, a campanha não será fácil. Após o início, o objetivo é conquistar todo o Japão, vencendo os clãs rivais. Pelo meio, muito jogo político, mas também económico e social.

Lê Também: Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 (PS4) | Análise

Melhorar a relação entre soldados é essencial, criar recursos e melhores escolas também. Teremos de sustentar a nossa economia, criar alianças, enfrentar inimigos, sobreviver a traições e jogar nos bastidores da política para ganharmos vantagens importantes nos turnos seguintes, pois a qualquer momento poderemos ser invadidos ou até perder o respeito dos nossos soldados.

Lê Também:   Este popular jogo da PlayStation recebe crossplay com o novo lançamento

Num enredo movimentado pela honra e dever, o jogo empurra-nos para a necessidade de conquistar sem parar, não desperdiçando turnos. Existe sempre algum detalhe que pode ser melhorado e que poderá dar frutos momentos mais tarde. No entanto nem só de estratégia vive o jogo, e quando invadimos, lá teremos de controlar o nosso personagens e exércitos. Novamente, tal como é normal neste género, o nosso soldado terá a capacidade de enfrentar uma boa parte do exército inimigo, mas agora tornou-se essencial dar ordens aos nossos soldados. Tentem enfrentar o inimigo apenas com o vosso personagem, e o jogo será muito mais difícil e menos divertido e estratégico. Aqui o objetivo será sempre enfrentar os generais das várias zonas, acabar com a sua influência perante as tropas e esperar pelo boss final de cada clã, que apenas aparecerá no fim da batalha.

Lê Também: Heavy Rain and Beyond: Two Souls Collection (PS4) | Análise

No entanto, estamos perante um jogo que tem como base um produto feito para a anterior geração, e na parte gráfica nota-se. Os cenários não são muito variados nem muito detalhados. A grande maioria das personagens não apresenta grande detalhe para os padrões desta geração e nos momentos mais intensos de batalhas existe um abrandar do ritmo do jogo, com ligeiras quebras de frame rate.

Lê Também:   Este popular jogo da PlayStation recebe crossplay com o novo lançamento

Em termos sonoros não é um portento e na jogabilidade ainda se notam algumas falhas durante as batalhas, não sendo totalmente intuitivo, o que seria bastante agradável em batalhas contra tantos inimigos. Na jogabilidade ligada à estratégia o jogo responde muito melhor.

Samurai Warriors 4 Empire é um jogo diferente pela sua componente estratégica. Apesar de em alguns fatores ser apenas um jogo mediano, noutros consegue mostrar qualidade e inovação. Se o que procuram é uma mistura de Musou com estratégia, então este é o jogo a ter.

Pontos fortes:

  • Boa componente de estratégia durante todo o jogo
  • Toa a jogabilidade encaixa bem no género, mesmo com alguns bugs

Pontos fracos:

  • Graficamente desatualizado em alguns cenários e personagens

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma

Luís Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *