Todos os fãs de Senhor dos Anéis têm de conhecer estas 3 curiosidades
Estas 3 curiosidades sobre a trilogia “O Senhor dos Anéis” de Peter Jackson são obrigatórias para todos fãs da Terra Média!
A trilogia “O Senhor dos Anéis”, realizada por Peter Jackson entre 2001 e 2003, marcou a história do cinema com a sua grandiosidade, inovação técnica e fidelidade ao universo criado por J.R.R. Tolkien. As três longas-metragens – “A Irmandade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Regresso do Rei” – continuam a conquistar novas gerações de fãs.
No entanto, por trás das câmaras, há curiosidades fascinantes que ajudam a perceber o impacto e a complexidade desta megaprodução cinematográfica. Assim sendo, se és um mega fãs, és obrigado a conhecer estas três (pelo menos!).
As filmagens foram simultâneas com uma produção monumental
Ao contrário do que é habitual em Hollywood, a equipa de produção filmou os três filmes da trilogia simultaneamente entre 1999 e 2000 na Nova Zelândia. Durante cerca de 14 meses consecutivos, mais de 2400 membros da equipa técnica participaram no processo.
Esta decisão logística ambiciosa garantiu coerência visual e narrativa entre os filmes, além de reduzir custos. Nesse sentido a Nova Zelândia transformou-se num autêntico cenário da Terra Média, com mais de 150 locações reais utilizadas em conjunto com efeitos digitais inovadores.
Viggo Mortensen entrou no elenco em cima da hora
Poucos dias após o início das filmagens, os produtores substituíram Stuart Townsend, que inicialmente interpretaria o papel de Aragorn.
Peter Jackson considerou que a personagem precisava de uma presença mais madura. Assim sendo, Viggo Mortensen aceitou o papel com muito pouco tempo de preparação (e graças à insistência do seu filho), mas rapidamente se envolveu no projeto, treinando esgrima, estudando as línguas élficas e até dormiu com a espada para se conectar com a personagem. Assim sendo, graças a sua dedicação, tornou Aragorn uma das figuras mais icónicas da trilogia.
A Academia atribuiu todos os Óscares para os quais foi nomeado
Em 2004, “O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei” conquistou 11 Óscares da Academia, igualando recordes de filmes como “Titanic” e “Ben-Hur”. Entre as categorias premiadas estão Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Argumento Adaptado.
Assim sendo, este feito notável destacou a trilogia como uma das maiores realizações cinematográficas da história, sendo também o único filme de fantasia a vencer o Óscar de Melhor Filme até hoje.
Quais é que são as tuas curiosidades favoritas? Gostavas de conhecer mais curiosidades?