O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder © Amazon Prime Video

Os Anéis do Poder | Onde estão os povos da Terra Média?

No quinto episódio de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, começaram as primeiras movimentações. Assim sendo, onde estão os povos da Terra Média?

Durante as diversas eras do universo de Tolkien, surgiram diversos povos diferentes. No decorrer da história, alguns desses povos tiverem de adaptar-se às circunstâncias, mudando de local. Nos piores casos, tiveram perto da extinção, necessitando de reinventarem-se. Longe da realidade “geopolítica” da Terceira Era, que conhecemos com a trilogia de Peter Jackson, a série da Prime Video, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” deu-nos a conhecer novas localidades e outras fases de alguns povos, como é o caso da ilha de Númenor. Com as movimentações do último episódio, começam-se a dar os primeiros passos para realidade que conhecemos nos filmes. Ou seja, com a ida de Elendil e Isildur para a Terra Média, acompanhamos os futuros Reis de Gondor. Mas antes disso, vamos descobrir onde andam os povos da Terra Média.

Lê Também:
Os Anéis do Poder | Teorias sobre a origem do Estranho

Elfos

Depois dos acontecimentos da Primeira Era, com a derrota de Morgoth, alguns povos de Elfos decidiram permanecer na Terra Média. Alguns partiram para Valinor, ou as Terras Imortais, mas quem decidiu ficar, separou-se por diversos locais distintos. Antes de prosseguir, na Primeira Era, o Senhor das Trevas escravizou grande parte dos elfos Ñoldor. Havia duas opções para os elfos que decidissem fugir das garras de Morgoth, a primeira seria a morte, e a segunda, para os mais afortunados, seria a cidade escondida de Gondolin. Após a sua queda, parte da sua população fugiu, entre eles estava também o pai de Elrond, o Eärendil. Os sobreviventes espalharam-se, alguns acabaram por fundar cidades, como é o caso de Lindon, uma das cidades que vemos na série. Outra localidade importante para os elfos é Eregion, onde se situa a cidade de Ost-in-Edhil, “vizinha” do Reino Debaixo da Montanha, ou Khazad-dûm.

Anões

Existiram vários povos de Anões, como é o caso dos Nogrod, responsáveis por dar início ao conflito entre Elfos e Anões. Contudo, na Segunda Era, em que a série tem lugar, maioria dos Anões pertenciam a linhagem de Durin, também conhecidos como “Durin’s Folk”. Com casa em Khazad-dûm, a cidade debaixo da montanha foi o maior reino anão que a Terra Média presenciou. Infelizmente, por influência dos Anéis dados aos Anões, a sua ganância aumentou, levando-os a escavar cada vez mais. O resultado dessa decisão iria ser fatal para os Anões, ao acordarem um Balrog, um servo da era de Morgoth. Os anões que sobreviveram partiram para as Montanhas Cinzentas e para as Colinas de Ferro.

Lê Também:
Os Anéis do Poder | A História da Terra Média

Homens

De todos os povos da Terra Média, os Homens estão dispersos por vários locais, e consoante a sua localização, são aliados do Bem ou do Mal, como foi o caso dos Haradrim e os Easterlings na Terceira Era. No entanto, na Segunda Era, e no que vimos até ao momento na série, os Númenor é o povo de Homens mais mencionado, com menções  dos Povos do Sul. Mas com o decorrer da história, e já conseguimos apurar parte dela, a ida de Elendil e Isildur para a Terra Média vai levar à criação de outros reinos de Homens. Além disso, numa história mais avançada, com a queda de Númenor, irão surgir outros reinos, como é o caso de Umbar (na trilogia de Peter Jackson, era desse reino que provinham os corsários que os Orcs estavam à espera junto a Pelennor Fields).

Harfoots

O aparecimento dos Hobbits sempre foi uma incerteza. No entanto, em “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” conhecemos um povo antecessor, os Harfoots. Com aspeto semelhante aos Hobbits, os Harfoots não têm um local definido como vemos na série, portanto estão em constante movimento.

Lê Também:
Os Anéis do Poder: Personagens em comum com os filmes

Orcs

Ainda antes da Primeira Era, Morgoth raptou alguns elfos, deformando-os e criando assim os primeiros Orcs. Este “povo” não têm nenhum líder dentro da sua espécie, seguindo Morgoth na Primeira Era, e Sauron na Segunda Era. Nesse sentido, estabelecem o seu lugar no reino do Senhor das Trevas. No caso da linha temporal da série, os Orcs vão estabelecer-se em Mordor. Na Terceira Era, expandem-se para Isengard, junto de Saruman.

TRAILER | AS PRIMEIRAS MOVIMENTAÇÕES DOS POVOS DE SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DO PODER

O que achas da série até ao momento? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.