13 Reasons Why

As séries mais populares de 2017, segundo o Google, são…

[tps_header]

O ano está quase a acabar e está na altura de fazer uma retrospeção a 2017 e assinalar as séries mais populares para o Google!

[/tps_header]

A dias do Final do Ano, os principais motores de busca divulgam as suas listas com os filmes, atores e séries mais populares. A Google foi a primeira a publicar os seus “Top de Tendências” para 2017 e, como é habitual, verificam-se algumas surpresas.

A Google apenas mede a popularidade da série de televisão, o que nos mostra aquilo que as pessoas mais procuraram em 2017. Logo, isto não significa que todos as produções desta lista foram procuradas pelos seus fãs ou devido à sua qualidade. Na verdade, muitas destas séries podem estar neste top por serem protagonistas de uma controvérsia.

Séries mais populares

“AMERICAN GODS”

Baseado no best-seller homónimo de Neil Gaiman do mesmo nome, “American Gods” estreou na Starz em abril. Com um enorme orçamento e um elenco recheado de grandes nomes, incluindo Ian McShane, Crispin Glover, Kristin Chenoweth, Pablo Schreiber e Gillian Anderson, a série teve uma intensa campanha publicitária.

Nomeado para dois Emmys, não é surpresa que “American Gods” tenha sido uma das maiores pesquisas do ano. A popularidade da série não se deveu apenas à sua qualidade, mas também pelo facto da história ser complexa e, por vezes, confusa, o que leva os espectadores a procurarem respostas online. Além disso, o anúncio de uma segunda temporada da produção e o rumor de que Ricky Whittle poderá participar no filme “Green Lantern” também contribuíram para a popularidade.




Séries mais populares

“BIG LITTLE LIES”

A nona série mais popular do ano também é outra adaptação literária, desta vez da escritora Liane Moriarty. “Big Little Lies” apresentou amizades femininas fortes e complexas, uma estrutura de narração não-linear e um enredo que incluía casos de violência doméstica, abuso sexual e traição.

Com um elenco constituído por conhecidos nomes de Hollywood – incluindo Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodly, Laura Dern e Zoë Kravitz – não é surpresa que “Big Little Lies” tenha sido um grande sucesso em 2017. A produção da HBO venceu 25 prémios e foi nomeada para seis Globos de Ouro.

A série originalmente limitada foi tão popular e criou tantos rumores em relação a uma possível segunda temporada, que a HBO decidiu lançar um novo ano da produção.




Séries mais populares

“SANTA CLARITA DIET”

A produção da Netflix poderá ser a maior surpresa neste top de séries mais populares. É certo que Santa Clarita Diet foi bem aceite pelos críticos e espectadores, contudo a produção não foi necessariamente impressionante o suficiente para torná-la numa das tendências do ano.

A razão desta comédia violenta apocalíptica, protagonizada por Drew Barrymore e Timothy Olyphant, conquistar um lugar neste top prende-se com a sua campanha de marketing. Antes da estreia, a Netflix promoveu uma dieta com a hashtag #SantaClaritaDiet. Várias personalidades das redes sociais publicaram imagens a beber smoothies vermelhos com a hashtag da série. No entanto, a campanha não ficou só conhecida pela sua qualidade, mas também por ser muito gráfica – tal como a série. Na Alemanha surgiram várias denúncias a cartazes que mostravam um dedo cortado em alimentos.




Séries mais populares

“THE GOOD DOCTOR”

“The Good Doctor” estreou este outono na ABC e rapidamente se tornou mais vista que “The Big Bang Theory“, da CBS. A série conta a história de um cirurgião autista interpretado por Freddie Highmore (“Bates Motel“), o ator foi nomeado a um Globo de Ouro pelo seu desempenho.

Apesar do desempenho de Highmore, o conceito da série foi fortemente criticado. Muitos apontam que “The Good Doctor” é um reboot de “House“, com um brilhante médico que se esforça para se ligar com os seus pacientes a nível emocional.

A popularidade da série deve-se também à controvérsia gerada em torno da forma como a produção aborda o autismo. Algumas instituições congratulam os guionistas e outras criticam a forma como o protagonista parece confirmar muitos estereótipos menos positivos sobre a doença.




Séries mais populares

“BACHELOR IN PARADISE”

“Bachelor in Paradise” é o único programa de reality show a integrar a lista de tendências da Google. Sendo um spin-off de “Bachelor”, produção muito popular nos EUA, é normal que muitos espectadores tenham procurado os concorrentes do programa.

Todavia, a popularidade de “Bachelor in Paradise” deve-se ao escândalo de agressão sexual que afetou a produção antes mesmo de esta ser exibida. Durante as filmagens, dois dos concorrentes ficaram embriagados e foram filmados enquanto praticavam relações sexuais na piscina. Durante o incidente, um dos produtores afirmou sentir-se desconfortável e pediu a paragem imediata das gravações, mas o pedido foi negado. A produtora alegadamente ameaçou processar a produção sobre o que aconteceu, levando a filmagem a ser completamente interrompida enquanto uma investigação ocorreu. A candidata feminina envolvida afirmou, mais tarde, que teria desmaiado antes da relação sexual ter acontecido, o que significa que ela não consentiu. No ano em que as acusações de assédio sexual abanaram Hollywood, este escândalo ameaçou o cancelamento de “Bachelor In Paradise”, porém o programa, eventualmente, regressou a antena, mas sem os concorrentes envolvidos. 



Séries mais populares

“RIVERDALE”

Riverdale” teve um ótimo ano de 2017 com toda a primeira temporada e metade da segunda a ser lançada na CW. Em menos de um ano, a série inspirada na Archie Comics construiu uma grande base de fãs. O drama adolescente de mistério decorre numa pequena cidade que fica abalada com a morte de um adolescente.

A popularidade de “Riverdale” não se prende apenas à sua comunidade de fãs ou qualidade da produção. Os atores do elenco foram protagonistas de múltiplas controvérsias nos últimos doze meses. Lili Reinhart foi acusada de promover o blackface quando publicou uma foto de uma mulher vestida como um demónio com o corpo pintado de preto, afirmando que seria a sua máscara de Halloween. A personagem de Cole Sprouse, Jughead, também provocou controvérsia quando começou a namorar, irritando os fãs assexuados que sentiram que a assumida asexualidade da personagem na banda-desenhada deveria de ser continuada na série. O ator KJ Apa esteve envolvido num acidente de carro depois de estar a gravar por mais de 14 horas, o que levou o público a acusar que a produção não estaria a cumprir os horários estabelecidos.




Séries mais populares

“IRON FIST”

Não existe surpresa ao ver “Iron Fist” na lista de tendências da Google, porque a quarta série a solo dos “Defenders” esteve envolvida em controvérsias desde o início. Este ano marcou a reunião de Iron Fist (Finn Jones) a Jessica Jones (Krysten Ritter), Luke Cage (Mike Colter) e Daredevil (Charlie Cox) como parte do universo Marvel/Netflix e tornou-se no primeiro grande fracasso crítico da parceria.

A controvérsia começou desde logo pela escolha deste super-herói. Muitos fãs criticaram o facto da Marvel e da Netflix decidirem recriar a história de uma personagem que se assemelha a outra produção televisiva já existente, “Arrow“: os dois super-heróis são bilionários que regressam às suas cidades depois de terem estado desaparecidos; durante o desaparecimento ambos aprendem novas habilidades.

No entanto, a maior crítica surgiu quando foi escolhido um autor caucasiano para interpretar uma personagem especialista em artes marciais. Apelidando “Iron Fist” de ‘whitewashing’, os espectadores esperavam ver uma personalidade asiática no papel de Danny Rand.




Séries mais populares

“THIS IS US”

A série da NBC estreou em 2016 e graças ao sucesso alcançado, desde início pela audiência e pela crítica, desfrutou de um ótimo 2017. O ano incluiu o final da primeira temporada e a estreia da segunda.

“This Is Us” foi elogiado pelo seu estilo de narração pouco comum, misturando o drama tradicional com sequências de flashbacks e flashforwards que contam as histórias das personagens ao longo de 40 anos. Além de ser aclamado pela crítica, a série é uma das mais emotivas e causadoras de lágrimas do ano, mantendo os fãs sempre agarrados ao ecrã. A popularidade atingiu o auge quando foi revelado a morte de um dos protagonistas no final da primeira temporada e quando “This is Us” foi nomeado para vários Emmys.



Séries mais populares

“GAME OF THRONES”

Se “Iron Fist” não foi surpresa, então “Game of Thrones” seria uma certeza na lista de tendências da Google. Mesmo que 2017 não se tenha traduzido em prémios para a produção da HBO, a sétima temporada exibiu alguns dos melhores momentos da série.

Ao final de seis anos de especulação foi apresentada a filiação de Jon Snow (Kit Harrington). Revelação que não chegou a tempo de impedir o incesto entre Snow e a sua tia, Daenerys (Emilia Clarke). A sétima temporada ainda nos reservou saltos no tempo e batalhas épicas que inspiraram milhares de teorias. Especulações que foram testadas na internet, logo não é surpresa que “Game of Thrones” surja no segundo lugar.

Fora do ecrã a série também fez manchetes com as datas de lançamento das suas últimas temporadas e com a confirmação de vários spin-offs da série. Por último, o casamento de Kit Harrington com a atriz Rose Leslie também serviu como catalisador da popularidade de “Game of Thrones”. 



Séries mais populares

“13 REASONS WHY”

Depois de vermos “Game of Thrones” no segundo lugar deste ranking da Google, seria de esperar que “13 Reasons Why” fosse o número um. O drama adolescente da Netflix lidera a lista de tendências em parte pela controvérsia que gerou.

A série inspirada no livro homónimo de Jay Asher retrata a história de Hannah depois de esta se ter suicidado. A protagonista deixou 13 cassetes de áudio que revelam o mistério da sua trágica escolha. Inicialmente “13 Reasons Why” foi aclamado pela sua abordagem sobre a doença mental, porém posteriormente foi criticado por glorificar o suicídio.

Pais e as escolas ficaram preocupados com o facto de a série poder originar um aumento de casos de automutilação e de suicídios nos jovens. Muitas associações criaram petições para que a produção da plataforma de streaming fosse cancelada e removida, mas, em vez disso, a série tornou-se num fenómeno e foi renovada para segunda temporada.

E tu, também contribuíste para colocar estas séries no top da Google?

[tps_footer]

Lê Também:   Melhores Aberturas de Séries de Sempre

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *