© 13_Phunkod via ShutterStock (ID: 1922178821)

Vários serviços governamentais ainda estão em baixo após apagão

O enorme apagão causou falhas no Portal das Finanças e noutros serviços. A situação obrigou ao alargamento do prazo fiscal.

Após o apagão elétrico que afetou Portugal e Espanha na segunda-feira passada, o Portal das Finanças está de novo acessível, mas ainda regista falhas e dificuldades técnicas em várias aplicações, como o e-fatura e a emissão de certidões. A confirmação foi dada por Gonçalo Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, em declarações à TSF.

Apesar de o portal estar operacional, algumas funcionalidades continuam a apresentar problemas. Segundo o dirigente sindical, a sobrecarga atual pode dever-se ao grande número de acessos, semelhante ao que acontece no primeiro dia da entrega do IRS. “Os servidores arrancaram, mas pode estar a haver um pico de acessos e isso estar a aumentar as dificuldades do sistema”, referiu.

Lê Também:
Estas Rádios evitaram um caos ainda maior durante o apagão de 28 de Abril

Apagão ainda continua a dar prejuízos

apagão luz falta
© Alones via Shutterstock, ID 2536939495

Os serviços presenciais das finanças funcionam normalmente, segundo os relatos recebidos pelo sindicato. Ainda assim, Gonçalo Rodrigues considera urgente um investimento sério na infraestrutura digital da Autoridade Tributária.

Na sequência das perturbações, o Ministério das Finanças decidiu alargar o prazo para o cumprimento das obrigações fiscais. O sindicato pede um prolongamento mais alargado, até ao final da semana, para evitar nova pressão sobre os contribuintes e os sistemas informáticos.

Lê Também:
“Foi como antigamente”, Eduardo Madeira fica viral após o apagão nacional

A falha nos sistemas atingiu também as alfândegas, onde mercadorias ficaram retidas. Na segunda-feira, o apagão provocou congestionamento nos transportes, encerramento de aeroportos, problemas no trânsito e falta de combustíveis em várias regiões. As autoridades ainda não apresentaram uma explicação oficial para a origem da falha elétrica.

Da mesma forma, a ANACOM veio a público assumir as falhas nos serviços de telecomunicações. Assim sendo, assumiu publicamente que as operadoras de telecomunicações falharam durante o incidente, dado que faltou a preparação dos sistemas de backup.

Já conseguiste aceder a estes serviços?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author