3 Essenciais Corsair para o teu setup gamer (e com desconto)
O computador é a peça principal de qualquer setup gaming que possamos ter na nossa casa. Quer seja pelas suas configurações, performance, iluminação ou caixa, se queremos algo bonito, então existem algumas marcas, poucas, a ter em consideração. Uma delas é a Corsair. Nos últimos dias voltámos a analisar uns produtos desta marca, desta vez uma torre e dois conjuntos de ventoinhas.
Luzes e arrefecimento da Corsair, 2 em 1 perfeito!
A escolha da torre é a primeira grande decisão quando queremos criar um novo setup gaming. Temos de ter em conta o seu tamanho, design, conexões possíveis e claro, quantas ventoinhas pode ter. Este aspeto final é muito importante, porque é aqui que teremos a maioria da iluminação, do ruído e também do tão necessário arrefecimento.
Desta vez escolhemos a Serie 4000 da Corsair, sendo que existem 3 modelos possíveis (4000D, 4000X e variantes Frame) e a verdade é que é uma aposta sólida para quem procura uma torre mid-tower ATX com design limpo e excelente fluxo de ar. A versão 4000D Airflow destaca-se pela frente em malha que favorece a ventilação, enquanto a 4000X RGB adiciona vidro temperado e iluminação integrada.
É uma questão de escolheres o que queres mais: luzes ou refrigeração. Aqui, a parte do arrefecimento será muito importante se tiveres componentes de alta performance e se fores “puxar” muito pelo computador. Acima de tudo, esta é uma torre espaçosa para o seu preço e foi por isso que escolhemos esta gama.
Pontos fortes:
- Compatibilidade com radiadores até 360 mm
- Suporte para placas ATX, Micro-ATX e Mini-ITX
- Gestão de cabos eficiente com o sistema RapidRoute
- Estética moderna e discreta, disponível em preto ou branco
- Boa relação qualidade/preço
Excelente ângulo de visão…
Depois temos a ventilação e começando pelas LX120-R RGB da Corsair que são ventoinhas de fluxo invertido, pensadas para setups onde a estética frontal é importante. Em vez de mostrar a parte traseira do motor, estas ventoinhas exibem o lado iluminado, criando uma aparência mais limpa em configurações push-pull ou em painéis laterais. Vale a pena algo assim? Achamos que sim, porque conseguimos o melhor de dois mundos: design e performance.
Características principais:
- Velocidade entre 400 e 2400 RPM
- Fluxo de ar até 66.7 CFM
- Pressão estática de até 4.72 mm-H₂O
- Nível de ruído entre 10 e 37.7 dBA
- Compatíveis com o sistema iCUE LINK para gestão simplificada
Para quem são? Utilizadores que valorizam estética e querem manter o visual limpo sem sacrificar desempenho. São ideais para setups com painéis transparentes ou configurações invertidas. Mas, a seguir, tivemos de juntar mais ventoinhas, porque precisamos de muito fluxo de ar!
E quisemos dar um passo em frente, principalmente porque o setup que iremos montar aos poucos, será de refrigeração líquida. Foi a pensar nisso que escolhemos as ventoinhas Corsair RX120 MAX RGB que são de alto desempenho, com espessura de 30 mm — acima dos habituais 25 mm — o que lhes permite gerar mais pressão estática, ideal para radiadores e sistemas de refrigeração líquida.
Destaques técnicos:
- Fluxo de ar até 73.5 CFM
- Pressão estática de 4.33 mm-H₂O
- Velocidade até 2100 RPM
- Rolamento magnético para maior durabilidade
- Iluminação RGB com 8 LEDs por ventoinha
- Integração total com o ecossistema iCUE LINK
Basicamente, para uma torre deste tamanho e com estes dois conjunto de ventoinhas, o que temos é um excelente desempenho térmico, com uma instalação muito simples e com baixo ruído, algo que é fundamental quando estamos a criar um computador que terá umas doze ventoinhas a funcionarem ao mesmo tempo.
No entanto, é sempre preciso avaliar a questão do preço, e este conjunto não é barato, mas não foge muito do normal que existe no mercado, sendo que aqui a qualidade paga-se mas irá compensar no futuro, principalmente porque esta boa capacidade de arrefecimento irá prolongar a vida dos componentes mais caros do computador sem nos criar um ambiente de ruído constante no nosso quarto.
Vantagens e Desvantagens do conjunto Corsair
Claro que nem tudo é positivo, e aqui, por exemplo, existe uma dependência total do software iCUE para controlo das ventoinhas e das luzes de todo o setup. é um problema? Diria que não, principalmente se os restantes componentes e periféricos também forem Corsair, e aí toda a iluminação poderá estar sincronizada.
Este conjunto é para quem quer o melhor desempenho possível em sistemas exigentes — especialmente em builds com refrigeração líquida, e sendo esse o nosso objetivo nas próximas adições, então é fundamental termos aqui as colhas certas. Por fim, existem outras opções no mercado? A verdade é que sim, algumas até mais baratas, mas com qualidade inferior na maioria dos casos.
A isto junta-se a uniformização que é possível fazerem com a Corsair, se também forem adicionar periféricos, iluminação exterior ou até RAM com LEDs, tudo pode ficar em sintonia e com apenas um software a controlar tudo. Vale a pena? Acreditamos que sim.
O início de um setup gaming nunca é fácil. Medidas, performance, arrefecimento, luzes, barulho, tudo pode fazer a diferença e a isto temos de juntar funcionalidades ideais para nós, gerir o orçamento total, entre muitas outras coisas. Para nós, a Corsair é uma das melhores e aquela que nos permite maior controlo e possibilidades ao longo do tempo. Ainda estamos na fase inicial do nosso setup, mas estamos muito contentes com estes 3 produtos que escolhemos!