Shameless US | Série completa em análise

 

“Shameless US” pegou na série homóloga  britânica já conhecida por muitos e adaptou-a com personagens americanas, à semelhança do que aconteceu com outras séries como “Skins UK”. Esta análise pretende analisá-la como algo individual, sem comparações entre ambas.

A série acompanha uma família muito pobre nos arredores de Chicago que lida com diversos problemas, desde o alcoolismo do pai (William H. Macy) à bipolaridade da mãe (Chloe Webb). A filha mais velha, Fiona (Emmy Rossum) fica com a responsabilidade de criar os outros cinco irmãos enquanto ela própria ainda se encontra a crescer. Outros temas sensíveis são abordados na série,  como a homossexualidade, o uso de drogas, e a gravidez na adolescência, mas o núcleo de “Shameless US” reside no seu contexto familiar.

shameless

O que faz desta série algo especial são as pequenas nuances que se encontram ao acompanhar as diversas temporadas, pois existe uma evolução ao longo do tempo, e começa-se a chegar à raíz dos problemas das personagens. A fonte das indecisões de Fiona em relação a homens começa a ser mais compreendida, tendo por base o ambiente caótico que sempre conheceu, e que por mais que não queira será sempre a sua zona de conforto. Lip (Jeremy Allen White), sendo o mais inteligente da família, sente-se assoberbado com o facto de não poder ficar nessa mesma zona de conforto por ter a responsabilidade de fazer mais com o seu talento para tirar a família da pobreza.

shameless

Mas apesar dos temas muito sérios, “Shameless US” tem momentos muito engraçados, especialmente devido a Frank, o patriarca da família. Apesar do seu alcoolismo e do caos que originou, Frank tem um encanto especial na forma como pensa em esquemas muito elaborados para ter mais dinheiro com o objetivo de alimentar o seu vício, e estes planos muitas vezes arrancam umas gargalhadas a quem observa a sua pobre execução. Contudo, Frank não é uma personagem homogénea, e existem facetas suas que a audiência começa apenas agora a conhecer.

shameless3

As personagens secundárias também conferem momentos marcantes ao enredo, especialmente a relação de Kevin (Steve Howey) e Veronica (Shanola Hampton), que passa por grandes alterações com as tentativas de ter filhos. O casal alegre, cuja relação serve como inspiração para toda a família Gallagher, atravessa momentos difíceis que sem dúvida nos provocam emoção.

Lê também: Calendário de Séries Mid Season 2015 | Novo ano, novas estreias

shameless

“Shameless US” é uma série muito rica, que ainda tem muito para oferecer, e que ainda tem muitas cartas por mostrar.

Nota: 9/10

SL

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *