O teu Smartphone está a ouvir as tuas conversas (com a tua autorização)
Já uma desconfiança que muitos têm mas é mesmo real e podes ter aceite sem te aperceberes. O teu smartphone está a ouvir as tuas conversas.
Sumário:
- Não é um sensação recente e é cada vez mais recorrente, milhões de pessoas consideram que os smartphones ouvem as suas conversas para fins publicitários;
- Recentemente a Cox Media Group veio a público revelar a verdade – sim, os smartphones ouvem as nossas conversas para adequar os anúncios que aparecem;
- Muitas vezes somos nós, os utilizadores, aque aceitam essas gravações, após aceitar os Termos e Condições.
A quem é que não aconteceu falar sobre um determinado produto e, pouco tempo depois, ver anúncios relacionados no smartphone? A sensação de estar a ser “escutado” pelo próprio dispositivo não é apenas um mito – a verdade é que, em muitos casos, isso acontece com a sua autorização.
Os microfones dos smartphones estão sempre ligados – desde que as funcionalidades estejam ativadas – para assistentes virtuais como a Siri, Alexa ou Google Assistant poderem responder a comandos. No entanto, há aplicações que também acedem ao microfone, muitas vezes sem o utilizador se aperceber.
Em setembro de 2024, a empresa Cox Media Group (CMG), parceira da Google, admitiu ter usado inteligência artificial para aceder ao microfone dos telemóveis para fins comerciais, registando conversas em tempo real para direcionar publicidade. Apesar desta revelação, empresas como a Google, Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e Amazon negam recorrer a esta prática para fins publicitários.
Os termos e condições muitas vezes “ocultam” a autorização
Um relatório da empresa de cibersegurança NordVPN, divulgado em 2023, revelou que 36% dos utilizadores em todo o mundo afirmam ter recebido anúncios sobre produtos pouco depois de falarem sobre eles. O estudo indica que as “escutas” são feitas através de sinalizadores de áudio, que ligam todos os dispositivos de um utilizador para registar o seu comportamento e localização.
A NordVPN sugere um teste simples para perceber se o telemóvel está a captar conversas – escolher um tema ou produto; falar abertamente sobre o mesmo junto do telemóvel durante algum temp; continuar a usar o smartphone normalmente; verificar, após algumas semanas, se começam a aparecer anúncios relacionados. Mas afinal é legal o smartphone ouvir as conversas?
A resposta está nos termos e condições das aplicações. Ao aceitá-los, os utilizadores dão permissão para que estas possam aceder ao microfone, muitas vezes sem terem plena consciência disso.
Assistentes virtuais como a Siri ou a Alexa, por exemplo, ficam sempre ativos para detetar comandos, mas as empresas garantem que só registam informações quando acionados por palavras-chave específicas.
Embora não seja possível bloquear totalmente a recolha de dados, há formas de reduzir essa exposição. Recentemente aconselhamos as melhores maneiras para evitar este flagelo. Assim sendo, recordamos algumas das melhores medidas a seguir:
- Nas configurações do telemóvel, pode restringir o acesso de determinadas aplicações ao microfone;
- Usar um browser privado – Navegadores que não armazenam dados pessoais são uma alternativa mais segura;
- Utilizar uma VPN – Ferramentas de encriptação ajudam a proteger a atividade online.
Também já te aconteceu?