Sopranos | A (não) explicação pelo criador da série da cena final

 

[Contém Spoilers]

 

Foi explicada a cena final de Sopranos por David Chase, criador da série, ou pelo menos tentou-se encontrar uma explicação.

 

Sopranos é uma das séries mais aclamadas do seu tempo. Centra-se num chefe da máfia lidando com os seus problemas pessoais e de negócio. Agora, ou por mais uma vez, David Chase abordou a cena final tentando explicar o seu significado ou pelos menos tentou fazê-lo.

David Chase referiu: “Eu pensei na possibilidade das pessoas pensaram que o Tony Soprano estivesse morto. Ele poderia ter sido alvejado naquela situação três anos antes. Mas não foi. O final irá chegar para o resto de nós em alguma altura. Espero que não sejamos alvejados por alguma gangue rival ou alguma coisa do género. Não estou a dizer isso. Mas obviamente ele tinha mais hipóteses de ser alvejado por uma gangue rival porque ele se colocou naquela situação. […] O maior sentimento que estava a tentar transmitir é não deixar de acreditar. Isso é o que eu queria que as pessoas acreditassem. Que a vida acaba e chega a morte mas não deixes de acreditar. Existem compromissos que fazemos na vida, mesmo que as coisas cheguem a um fim, que valem bastante, e temos muita felicidade por conseguirmos experienciar isso. A vida é curta. Quer acabe nesta altura para o Tony Soprano ou noutra altura. Mas apesar disso vale a pena. Eu não tenho interesse em explicar, defender, reinterpretar, ou adicionar aquilo que já está lá.”

O Washington Post fez um levantamento das várias posições de David Chase sobre esta cena em concreto.

Outubro 2007 – “Não existe algo de definitivo naquilo que acontece, mas existe uma tendência clara – uma sensação daquilo que o Tony Soprano e a Carmela Soprano pensava que o futuro poderia parecer. Quer tenha acontecido naquela noite ou noutra noite não interessa.”

Maio 2014 – “Eu queria criar uma sequência com suspense. Não tinha o objetivo de confundir alguém. Foi feito para sentires e não para pensares.”

Agosto 2014 – “Simplesmente dizer que Tony Soprano não está morto é incorreto. Quer Tony Soprano esteja vivo ou morto não é a questão. Continuar a procura por essa resposta é infrutífero. A cena final de Sopranos levanta uma dúvida espiritual que não tem uma resposta certa ou errada.”

 

Sopranos
Sopranos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.