Sozinho em Casa em Concerto | Entrevista com a Lisbon Film Orchestra e o Canal Hollywood
O Canal Hollywood e a Lisbon Film Orchestra juntaram-se para trazer a magia do Natal à MEO Arena, no dia 30 de novembro, com o espetáculo “Sozinho em Casa em Concerto”. Pela primeira vez em Portugal, o clássico filme de Natal será exibido na íntegra com a sua icónica banda sonora de John Williams interpretada ao vivo por 120 músicos e coralistas da Lisbon Film Orchestra, sob direção do maestro Nuno de Sá.
Este evento promete ser uma experiência cinematográfica e musical imersiva. Capaz de transportar o público para o universo de Kevin McCallister e das suas trapalhadas natalícias. Para conhecer melhor esta colaboração e o que podemos esperar deste concerto inédito, a MHD esteve à conversa com o Maestro Nuno de Sá, da LFO, e Jorge Ruano, do Canal Hollywood.
“Depois dos créditos, a música continua”, revela o Maestro Nuno de Sá
MHD – O Canal Hollywood e a LFO já colaboraram várias vezes, como surgiu a ideia de se juntarem para este filme-concerto em específico e porque escolheram o “Sozinho em Casa”?
Maestro Nuno de Sá – A parceria do Canal Hollywood com a LFO é uma forma de promovermos a música das bandas sonoras dos grandes filmes que passam no Canal Hollywood. Então, fazer um filme-concerto foi uma forma de desenvolvermos esta parceria para um novo patamar, que é o de conseguirmos ter um filme inteiro a ser projetado com banda sonora ao vivo. Essa foi a forma que encontrámos de explorar novas maneiras de continuarmos a trabalhar juntos.
MHD – Quais são os maiores desafios de um projeto como um Filme Concerto?
Maestro Nuno de Sá – O maior desafio é, com certeza, musicalmente e artisticamente, estarmos sincronizados com o filme. Para que as pessoas que estejam a ver tenham uma experiência de facto fiel ao original. No que diz respeito à música, mas também com uma nova camada de poder assistir aos músicos ali ao vivo a tocarem.
MHD – A LFO celebra 18 anos, de que forma este concerto simboliza uma nova fase para a Orquestra?
Maestro Nuno de Sá – Este concerto é um passo novo no caminho da LFO porque nunca o fizemos desta forma. É o primeiro filme concerto feito por nós e também porque é dirigido por mim, que também é um desafio novo. E também é mais um passo em frente nas várias coisas que nós LFO temos feito e temos, de alguma maneira, conquistado esse espaço de trazer coisas novas no caminho da LFO.
Então é uma espécie de celebração do novo patamar, de também irmos para coisas com direitos internacionais, trazer técnicos de fora. É toda uma estrutura diferente daquilo que nós estamos habituados.

MHD – Ao longo destes anos, a LFO já interpretou bandas sonoras de sagas épicas como Star Wars, Harry Potter ou Pirates of the Caribbean. O que distingue este projeto de outros anteriores?
Maestro Nuno de Sá – O que distingue é realmente a questão da sincronicidade. É estarmos a fazer um filme completo onde há pouco espaço para sair fora da interpretação ou do tempo. Da velocidade com que tocamos ou da maneira como a orquestra interpreta as frases ou da direção musical que eu possa dar, porque tem mesmo que estar tudo sincronizado com o filme.
O que nós temos feito é uma interpretação das bandas sonoras enquanto música absoluta, enquanto música que é ouvida apenas de forma independente. Como ela própria foi escrita, onde há uma filtragem de uma interpretação por parte do maestro e por parte da orquestra.
MHD – Qual é a sua expectativa para esta noite de cinema e música e que tipo de público espera ver?
Maestro Nuno de Sá – A minha expectativa é que seja uma noite memorável e única pela dimensão, pelo filme, pela forma como as pessoas veem este filme. E espero que seja um espetáculo para toda a família. Para toda a gente que gosta do filme, para toda a gente que gosta do Natal, porque acho que é um filme mesmo muito bonito.
Temos um coro que irá cantar canções de Natal que estão no filme e todo esse momento é lindíssimo. Portanto eu espero que seja um público muito variado, mas que sejam principalmente pessoas que tenham vontade de ter uma experiência única e que possam levar também os seus filhos, a sua família, para assistir.
MHD – Se puder dar um sneak peak do evento para deixar as pessoas lá em casa mais curiosas, o que pode contar?
Maestro Nuno de Sá – É muito difícil dar um sneak peek do que pode ser este evento sem dizer que vamos ver o filme que se calhar muita gente já viu várias vezes, mas que a camada que realmente causa impacto é a música. É a música tocada ao vivo que vai fazer a diferença. Os momentos bonitos de poder ouvir o coro com a orquestra. Poder ver o virtuosismo da orquestra no meio de tanta cena de aventura. Do Kevin, a personagem principal, a fugir dos vilões e a orquestra estar ali a representar com o que é toda a energia. Isso eu acho que sem dúvida será uma boa amostra daquilo que pode ser o filme e também dizer que quem estiver a ver o concerto, ficar até ao fim, porque depois dos créditos, a música continua.
Jorge Ruano promete “espírito de celebração da família”

MHD – O Canal Hollywood e a LFO já colaboraram várias vezes, como surgiu a ideia de se juntarem para este filme-concerto em específico?
Jorge Ruano – O Canal Hollywood é o canal líder do cinema na televisão em Portugal desde há quase 30 anos, e a Lisbon Film Orchestra é a orquestra de referência em Portugal com repertório dedicado às bandas sonoras de filmes. Pelo que a parceria foi sempre muito orgânica e natural, desde que começámos em 2016 com o “Canal Hollywood In Concert”. Evento musical com as melhores bandas sonoras dos filmes de Hollywood e que foi sempre sinónimo de sucesso.
Este ano quisemos dar um passo em frente em termos de qualidade e experiência. Assim quisemos trazer o “Sozinho em Casa em Concerto” à Meo Arena. Para que todas as famílias portuguesas possam desfrutar de um grande concerto de Natal. Que junta o cinema e a música em volta de um dos filmes mais icónicos de sempre.
MHD – Porquê “Sozinho em Casa”? O que torna este filme o escolhido perfeito para este evento?
Jorge Ruano – “Sozinho em Casa”, para além de ser sinónimo de Natal, é um filme transversal a todo o público e toda a gente gosta deste filme. Não há Natal sem “Sozinho em Casa” e acreditamos que este concerto consegue trazer a experiência do filme com a banda sonora tocada ao vivo num grande palco como o Meo Arena. Sendo a receita perfeita para marcar o início da época natalícia de forma extraordinária e única, a 30 de novembro.

MHD – O Canal Hollywood apresenta filmes 24h por dia, vistos por milhares de famílias ao longo do ano. Qual é a importância deste tipo de eventos ao vivo para reforçar a ligação com os espectadores fora do ecrã?
Jorge Ruano – No Canal Hollywood, sendo o sinónimo de Cinema em Casa, temos a responsabilidade de trazer a melhor seleção de filmes aos espectadores durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas acreditamos que devemos também trazer o melhor de Hollywood para fora de portas. Neste tipo de experiências, que permitem a quem nos vê e segue, sentir o Canal Hollywood de forma ainda mais intensa e vibrante. Mostrando, assim, que todos podemos ser protagonistas do nosso filme e vivê-lo como se estivéssemos no palco. Esta não é a única iniciativa que temos prevista para estender a nossa marca fora da TV. Mas sem dúvida é a mais desafiante e divertida até agora.
MHD – Qual é a vossa expectativa para esta noite de cinema e música e que tipo de público esperam ver?
Jorge Ruano – Como dito, esperamos que o “Sozinho em Casa em Concerto” assinale o início da época natalícia para as famílias portuguesas de uma forma muito divertida, com muita emoção e entusiasmo. O “Sozinho em Casa” é um marco da História do Cinema. Pelo que faz sempre as delícias dos amantes do cinema, da boa música, e tudo com a garantia de qualidade da Lisbon Film Orchestra.
MHD – Por fim, se puderem dar um sneak peak do evento para deixar as pessoas lá em casa mais curiosas, o que podem contar? O que podemos dizer é que esta noite é muito especial. Está a ser preparada pelas nossas equipas com todo o cuidado e pormenor. E esperamos emoções que só o Natal consegue trazer, juntando todos num espírito de celebração da família.
Jorge Ruano – O que podemos dizer é que esta noite é muito especial, que está a ser preparada pelas nossas equipas com todo o cuidado e pormenor, e esperamos emoções que só o Natal consegue trazer, juntando todos num espírito de celebração da família.

