Drama de Steven Spielberg nomeado a 7 Óscares estreia este fim de semana na televisão portuguesa
Ao longo de mais de 50 anos de carreira, Steven Spielberg tem-se demonstrado um dos realizadores mais talentosos de sempre. O cineasta não só se tornou capaz de criar obras memoráveis e de grande interesse, mas inspirou ainda várias gerações de realizadores como Christopher Nolan e Denis Villeneuve.
Embora tenha passado várias décadas a entreter as audiências com grandes filmes espetáculo como “O Tubarão”, “Indiana Jones” e “Relatório Minoritário”. Atualmente, Spielberg tem passado os últimos anos dedicado a obras mais intimistas e dramáticas, como “West Side Story” e “Os Fabelmans“.
Este último projeto serviu como autobiografia do realizador, estreando em 2022 e explorando os anos de juventude do cineasta. Agora, a celebrada obra de Steven Spielberg regressa ao ecrã, desta vez na televisão nacional.
Qual a história de “Os Fabelmans”?

“Os Fabelmans” narra a história do jovem Sammy Fabelman e as suas experiências com a vida no Arizona da era pós-Segunda Guerra Mundial. Isto aspira-o a tornar-se cineasta na adolescência, mas depressa descobre um segredo de família devastador e explora a forma como o poder dos filmes o pode ajudar a ver a verdade.
Com um guião de Tony Kushner, o filme realizado por Steven Spielberg contou com 7 nomeações aos Óscares, incluindo Melhor Filme. Além disso, o elenco junta nomes bem talentosos, como Michelle Williams, Gabriel LaBelle e Paul Dano, bem como Seth Rogen e Julia Butters.
Quando e onde posso ver o filme?
“Os Fabelmans” tem estreia marcada na televisão portuguesa já no novo ano. Assim sendo, a exibição da longa-metragem decorre no dia 3 de janeiro, sábado, pelas 12h50 no Canal Hollywood.
Contudo, esta não é a única forma disponível para ver o filme. O projeto autobiográfico encontra-se ainda disponível no streaming através da HBO Max. Além disso, pode ainda ser comprado ou alugado na Rakuten TV.
O que diz a crítica sobre o projeto de Steven Spielberg?

A longa-metragem tornou-se rapidamente uma das mais bem recebidas obras de Steven Spielberg com 92% de aprovação no Rotten Tomatoes. “Possivelmente o filme caseiro com a montagem mais luxuosa jamais feita. Apropriadamente, essa é a sua grande força e a sua fraqueza fatal”, reflete Mark Kermode, do Observer.
Por fim, Robbie Collin, do Daily Telegraph, informa que “As partes ficcionais dos Fabelmans são igualmente honestas e reveladoras; sínteses perfeitas de vida e arte. É esse o extraordinário dom de Spielberg: aos 76 anos, continua a ser o rapaz que tem nas mãos todo um meio de comunicação”.

