Suffragette. A História do voto feminino em cinema

 

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que se celebra no domingo 8 de Março de 2015, apresentamos Suffragette, a primeira longa-metragem que conta a história de como mulheres britânicas comuns, no virar do século passado, arriscaram tudo na luta pela igualdade e pelo direito de voto.

 

Suffragette
©2015 Pathé Productions Limited. All Rights Reserved

Na fotografia estão as atrizes do filme Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Anne-Marie Duff e Meryl Streep; a realizadora, Sarah Gavron; a argumentista, Abi Morgan; e as produtoras, Faye Ward e Alison Owen. Estão acompanhadas por Helen e Laura Pankhurst, bisneta e trineta de Emmeline Pankhurst, líder do movimento sufragista. A fotografia foi tirada por Brigitte Lacombe em Londres a 12 de Fevereiro de 2015.

O tema para o Dia Internacional da Mulher 2015 é “Fazer Acontecer” – as autoras e atrizes que surgem na fotografia fizeram exatamente isso. De acordo com o BFI (British Film Institute), entre 2007-2013, a percentagem média de filmes britânicos lançados anualmente que foram dirigidos por mulheres foi de 12%; e para os filmes escritos por mulheres a percentagem era um pouco melhor, rondava os 14,8%. É possível que o pequeno número de vozes femininas na indústria justifique que nenhum filme jamais tenha sido feito sobre as mulheres que há 100 anos lutaram pelo direito de voto. A sua estratégia de resistência passiva inspirou líderes políticos, de Gandhi a Martin Luther King. E é uma história que não deve ser esquecida.

Meryl Streep, que interpreta Emmeline Pankhurst em Suffragette, comentou: “Cada filha deve saber essa história, cada filho escrevê-la no seu próprio coração“.

Sarah Gavron, realizadora de Suffragette, afirma: “O Dia Internacional da Mulher celebra as conquistas das mulheres em todo o mundo e estou muito feliz que o meu filme possa ser parte dessa celebração. A história das mulheres britânicas comuns que estavam dispostas a sacrificar tudo na sua luta pelo direito de votar é uma inspiração para todos nós na nossa luta permanente pela igualdade.

Helen Pankhurst é uma Assessora Especial para a Igualdade de Género da Care International. No Dia Internacional da Mulher, uma série de realizadoras vão juntar-se a Helen e Laura Pankhurst para o Evento “Walk In Her Shoes” da CARE International – uma manifestação de solidariedade para com as mulheres e as meninas de todo o mundo para quem ainda perduram desigualdades e injustiças, e que ocorre em Londres no dia 8 de Março de 2015.

SUFFRAGETTE

Suffragette é um intenso drama que acompanha a história das ativistas que estão na base dos primórdios do movimento feminista, as mulheres que foram forçadas à clandestinidade ao entrar num perigoso “jogo de gato e rato” com um Estado cada vez mais brutal, enquanto lutavam pelo Direito de voto. Estas mulheres não eram maioritariamente das classes educadas, mas antes mulheres trabalhadoras que tinham visto o falhanço do protesto pacífico. Radicalizadas e recorrendo à violência como a única via para mudar, estavam dispostas a perder tudo na luta pela igualdade – os seus empregos, as suas casas, os seus filhos e as suas vidas.

Suffragette conta com Carey Mulligan, Helena Bonham-Carter, Brendan Gleeson, Anne-Marie Duff, Ben Whishaw e Meryl Streep. O filme é realizado por Sarah Gavron (Brick Lane), escrito por Abi Morgan (Brick Lane, Shame, A Dama de Ferro), e produzido por Faye Ward e Alison Owen (Brick Lane, Jane Eyre, Ao Encontro de Mr. Banks).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *