Superman, grande sucesso do Verão, está prestes a chegar ao streaming
Todos os anos há um grande blockbuster a estrear na altura do Verão. Como deves saber, “Tubarão” (1975, Steven Spielberg) abriu as portas para que isso acontecesse. Assim, em 2025, assistimos à estreia em sala de cinema de “Superman” (2025, James Gunn).
“Superman” estreou no passado dia 10 de julho em Portugal e conta com a “nossa” Sara Sampaio no elenco.
Ainda consegues ver o filme em várias salas de cinema do país. Contudo, e que tal se o visses na tua própria casa? Pois é, este grande blockbuster está prestes a chegar ao streaming português…
O que aborda este mais recente Superman?
“Superman” é um dos super heróis mais conhecidos do mundo. Criado pela DC Comics, esta personagem conta já com mais de 10 filmes lançados em salas de cinema. Uns enquanto protagonista e outros enquanto parte de um grupo de outras personagens, como em “Liga da Justiça” (2017/2021, Zack Snyder).
A versão de 2025 de “Superman” conta no elenco com nomes como David Corenswet (Superman), Rachel Brosnahan (Lois Lane), Nicholas Hoult (Lex Luthor), Bradley Cooper (Jor-El). Angela Sarafyan (Lara), Maria Gabriela de Faria (A Engenheira), Sara Sampaio (Eve Teschmacher), entre outros.
O novo “Superman”, que já foi acusado de ser “woke”, aborda um mundo cínico que perdeu a fé na bondade. Nele, Superman balanceia entre os poderes kryptonianos e o seu lado humano, como Clark Kent. Assim, ele tenta proteger a humanidade, enquanto desafia uma era onde a justiça e a verdade se tornaram obsoletas.
Onde podes ver Superman?
Além das 18 salas de cinema de norte a sul do país onde “Superman” ainda está em exibição, a grande novidade da semana é que o filme vai ser disponibilizado em regime de aluguer na plataforma FilmIn.
Pub
A obra de James Gunn vai chegar à plataforma já na próxima terça-feira 26 de agosto. Contudo, de momento, vai apenas estar disponível em regime de aluguer. Assim, vais poder ver o filme em tua casa por 12,99€.
O valor pode não ser muito simpático, considerando que se trata de um aluguer. Contudo, se juntares a tua família ou amigos para verem o filme, o preço até pode compensar em relação à sala de cinema. Obviamente que as condições de visionamento não são as mesmas, mas, se tiveres uma boa televisão ou projetor e colunas, a experiência até pode ser bastante simpática.
Pode este filme ser um dos maiores sucessos de 2025?
“Superman” é, efetivamente, um dos maiores sucessos de 2025. Aliás, não é por acaso que o filme se mantém em 5.º lugar no box office nos E.U.A. com já mais de um mês de exibições… Neste momento, “Superman” acumula a módica quantia de 599 milhões de dólares de bilheteira em todo o mundo o que faz dele o 6.º filme mais visto de 2025. Atualmente, “Superman” é apenas ultrapassado por:
Pub
- “Nezha: Mo tong nao hai” (2025, Yu Yang), um filme chinês de animação com 1.899 milhões de dólares;
- “Lilo e Stitch” (2025, Dean Fleischer Camp), com 1.030 milhões;
- “Um Filme Minecraft” (2025, Jared Hess), com 955 milhões;
- “Mundo Jurássico – Renascimento” (2025, Gareth Edwards), com 830 milhões;
- “Como Treinares o Teu Dragão” (2025, Dean DeBlois), com 626 milhões.
Com o filme ainda em sala certamente durante algumas semanas, é bem possível que venha a subir para 5.º ou 4.º lugar.
Pub
O que dizem os críticos sobre Superman?
“Superman” tem uma taxa de aprovação na Rotten Tomatoes de 83% em termos de críticos e de 90% em termos de espectadores. Na MHD, escrevemos duas críticas ao filme:
- Cláudio Alves destaca: “Se querem realismos sisudos, vão ver outro filme, porque este ‘Superman’ escolhe o caminho da sinceridade máxima e da inocência profunda.” e ainda “No meio de uma enchente de filmes de super-heróis em que todos se assemelham uns aos outros, é um deleite ver como ‘Superman’ foge às regras e retorna o género à sinceridade ingénua e otimista que estava lá nas suas origens primordiais.”
- Já Matilde Sousa refere que: “A qualidade dos efeitos visuais do novo filme de ‘Superman’ são gritantes.” e “o ator [David Corenswet] deu uma grande dose de humanidade a esta personagem, um tema muito gritante durante o filme. Nesse sentido, a personagem mostrou, nesta versão, que apesar de ser um super herói não é invencível, algo que o torna mais realista e acaba por ressoar na audiência.”