TikTok vai salvar os cinemas? Estudo revela tendência surpreendente
Ah, o cinema… Aquele espaço mágico onde vamos ver os filmes no grande ecrã, comer pipocas até nos faltar o ar, e, claro, encontrar aquela meia dúzia de pessoas que tiveram a mesma ideia brilhante que tu: “Vamos ao cinema ver um filme!” Mas espera, onde está toda a gente? Nos últimos tempos, parece que o cinema está mais vazio do que a caixa de correio no final de um feriado. Mas será que o TikTok pode ser a chave para salvar as nossas tardes de pipoca e trailers infinitos?
TikTok pode salvar o cinema?
Isto foi debatido na mais recente sessão do Festival Internacional de Cinema de Edimburgo. Criadores de conteúdo do TikTok e especialistas de cinema discutiram se a autenticidade e paixão que circulam na plataforma podem realmente fazer a magia acontecer e puxar os jovens para as salas de cinema. Pelo menos é o que Meg Hughes, uma criadora irlandesa que aspira a ser realizadora, afirmou.
“Eu vejo pessoas irem ao cinema por causa das recomendações que dei. E não falo só de ver um filme, falo de porque é que o filme merece ser visto no grande ecrã”, disse ela. Mas os números não mentem. Uma pesquisa da TikTok nos Estados Unidos revelou que 73% dos utilizadores que descobriram um filme na plataforma foram ver o trailer, 42% procuraram as sessões e 36% acabaram por comprar bilhete.
Estes números são sólidos. Não dá para negar. E em termos de campanhas publicitárias pagas, a plataforma também revelou um aumento de 23,5% nas bilheteiras para os filmes com presença no TikTok. Mas será que este entusiasmo gerado pelas recomendações vai converter-se realmente em pessoas a sentarem-se nos cinemas?
O que falhou nos cinemas?
Quando falamos de cinemas, sabemos que, no fundo, adoramos o ritual. O cheiro a pipocas, a escuridão total, as luzes que se apagam e aquela sensação de estar prestes a viver uma grande experiência. No entanto, se já foste ao cinema recentemente, sabes que a experiência está mais para o lado da “sessão privada” do que para “evento de massas”. Onde estão as multidões?
Pub
A verdade é que as opções de streaming tomaram conta das nossas vida de tal forma que, para muitos, a experiência de ir ao cinema é mais um “obrigatório” do que uma verdadeira escolha. Sim, o cinema está a lutar contra este monstro de vários tentáculos que são as plataformas digitais.
E é isso que o TikTok está a tentar combater: a ideia de que os filmes são mais divertidos em casa, onde posso estar a ver o filme no meu sofá enquanto mando mensagens a amigos sobre o que está a acontecer. No entanto, se és como eu, sabes que há algo de especial na sala escura, rodeado de estranhos que, por um momento, partilham contigo aquela emoção de ver um filme pela primeira vez.
A autenticidade pode ser o trunfo?
O TikTok, no entanto, pode ter algo a mais para oferecer. A autenticidade. Se há algo que os utilizadores adoram na plataforma, é a sensação de estarem a ver algo genuíno, não filtrado, como se cada criador fosse uma espécie de especialista a partilhar uma paixão.
Pub
Mas, se os criadores conseguirem capturar a essência de um filme, sem se perderem em campanhas publicitárias vazias, as pessoas podem sim sentir-se motivadas a ir ver o filme no cinema. Como afirmou a jornalista e criadora Indigo Stafford: as audiências do TikTok querem mais do que só “ver algo giro”. Querem decifrar os filmes, debater sobre o que está por trás das imagens e explorar as camadas mais profundas das narrativas. Isso é o que mantém os fãs a voltar.
Pub
Assim, no final de contas, o cinema não vai morrer tão facilmente. Não estamos em 2020, quando a pandemia quase destruiu a indústria, e os cinemas fecharam. O que é certo é que, se o TikTok ou outras plataformas conseguem fazer a magia acontecer e trazer as pessoas de volta, não vai ser por falta de tentar. O que achas? O cinema ainda tem o que é preciso para competir com o conforto da nossa casa? Ou será que o TikTok vai ser a verdadeira chave para reverter a situação?