© Editoras Planeta e TopSeller

Top 2025 by MHD | Os 10 melhores Livros do ano

Nos últimos anos os leitores têm vindo a aumentar cada vez mais. Muito motivados pela popularidade dos livros nas redes sociais e, também pela facilidade e praticidade dos e-readers, que conquistam cada vez mais leitores.

Assim, a quantidade e qualidade de novos livros anda de mão dada com o aumento do número de leitores. Principalmente em Portugal, há cada vez mais livros a serem traduzidos rapidamente da língua original, para que os portugueses possam acompanhar os lançamentos lá de fora quase em real time.

Pub

Em 2025 não faltou qualidade aos novos lançamentos apresentados. Seja por autores independentes, menos conhecidos, famosos no tiktok, como “Atmosfera”, regressos esperados de sagas adoradas, como “Amanhecer na Ceifa” e autores portugueses que nos apresentam novos livros.

Assim, para também te ajudarmos a escolher a tua próxima leitura, definimos os dez melhores livros de 2025, com escolhas para todos os estilos, desde a fantasia “Tempestade de Ónix”, à ficção histórica “Atmosfera”.

Pub Ad Banner

10 – Katabasis – R. F. Kuang

Katabasis” acompanha Alice Law, uma estudante obcecada pela excelência na área da Mahgia, que vê o seu futuro ameaçado quando o seu mentor, o poderoso Professor Jacob Grimes, morre num suspeito acidente mágico e fica preso no Inferno.

Assim, Alice decide descer ao Inferno para o trazer de volta. Contudo, o problema é que o seu rival académico, Peter Murdoch, tem exactamente o mesmo plano. O novo livro de R.F. Kuang conta com uma avaliação de 3.81 no Goodreads.

Pub

9 – Enterrai os Nossos Ossos no Solo da Meia-Noite – V.E. Schwab

V.E. Schwab Livro
© Editora Minotauro

Depois do sucesso de “A Vida Invisível de Addie Larue”, V.E. Schwab apresenta o novo livro “Enterrai os Nossos Ossos no Solo da Meia-Noite”. Acompanhamos, então, três mulheres em épocas diferentes, ligadas por temas que se cruzam. Em 1532, María, consciente de que o seu destino é controlado pelos homens, aceita uma proposta arriscada como única forma de escapar.

Já em 1827, Charlotte abandona uma vida protegida após uma relação proibida e é confrontada com o custo da liberdade. Em 2019, em Boston, Alice tenta reinventar-se longe de casa, mas um encontro inesperado desperta feridas antigas e leva-a numa busca por vingança.

Pub

8 – O Sexto Sentido – José Rodrigues dos Santos

José Rodrigues dos Santos
© Por MAGG

Após a morte suspeita de Kurt Weilmann, que deixa para trás palavras enigmáticas e uma mensagem com o nome de Tomás Noronha, o historiador é envolvido numa investigação que rapidamente se torna pessoal.

Entre a Polícia Judiciária e a ameaça direta da CIA, Tomás percebe que está em perigo e que a única forma de sobreviver é descobrir quem matou Weilmann e porquê. A investigação leva-o a um universo científico e filosófico inesperado. Esta é a nova obra do autor português José Rodrigues dos Santos, que conta com 4.07 no Goodreads.

Pub

7 – Os Favoritos – Layne Fargo

Em seguida, o novo romance de Layne Fargo que segue Katarina Shaw e Heath Rocha, que foram uma dupla icónica da patinagem artística no gelo, marcada pela química em pista e polémicas constantes fora dela.

Lê Também:
Atmosfera de Taylor Jenkins Reid - Análise

Pub

Dez anos após o fim da carreira, um documentário não autorizado revisita a sua história através de vários testemunhos e a verdade surge como um choque para o público. Em “Os Favoritos”, a autora transporta-nos para esta história apaixonante.

6 – Apesar do Sangue – Rita da Nova

Apesar do Sangue no Goodreads
©Manuscrito

A autora portuguesa Rita da Nova apresentou este ano o seu mais recente livro. “Apesar do Sangue” acompanha Glória, que teme o futuro do neto Pedro, uma criança marcada pelo abandono e pela falta de afecto. À sua volta, cruzam-se as vozes de Helena, a mãe ausente, e de Eduardo, o antigo padrasto que nunca deixou de se sentir ligado ao rapaz.

Pub

O livro constrói o retrato de uma família ferida, unida por Pedro, o centro emocional da história, e pela urgência de lhe oferecer uma segunda oportunidade antes que seja tarde demais. “Apesar do Sangue” conta com uma avaliação de 4.11 no Goodreads.

5 – Tempestade de Ónix – Rebecca Yarros

tempestade de ónix rebecca yarros livros
© Editora Planeta

“Tempestade de Ónix” é o terceiro livro da famosa saga de fantasia de Rebecca Yarros. Com a guerra em curso e inimigos dentro e fora de Basgiath, Violet Sorrengail percebe que a fase do treino terminou e que a sobrevivência depende de decisões imediatas e arriscadas.

Pub

Forçada a partir em busca de aliados além de Aretia, enfrenta territórios desconhecidos enquanto tenta proteger os dragões, a família e tudo o que ama. No entanto, no centro da ameaça está um segredo capaz de destruir o que resta.

4 – Inventário da Solidão – João Tordo

Em quarto lugar está “Inventário da Solidão”. No novo livro de João Tordo, a morte inesperada de Rebecca Connelly reúne, na Irlanda, um grupo de antigos colegas de faculdade. Forçando-os a confrontar décadas de silêncios e escolhas mal resolvidas. Para o protagonista, o reencontro com esse passado torna-se uma tentativa de compreender a própria solidão e o impacto duradouro de Rebecca nas suas vidas. “Inventário da Solidão” tem 4.36 no Goodreads.

3 – Os Meus Amigos – Fredrik Backman

Os Meus Amigos de Fredrik Backman
© Porto Editora

Entrando no pódio está “Os Meus Amigos”, de Fredrik Backman. Num verão inesquecível, quatro adolescentes encontram na amizade um refúgio para as dificuldades das suas vidas.

Entre risos e aventuras, surge uma obra de arte que, décadas depois, chega às mãos de Louisa, uma artista determinada a descobrir a história por trás das três figuras enigmáticas. A nova obra do popular autor tem 4.40 no Goodreads.

2 – Amanhecer na Ceifa – Suzanne Collins

Amanhecer da Ceifa Goodreads
©Presença

Amanhecer na Ceifa” era um dos livros mais esperados de 2025, principalmente para os fãs da saga “Hunger Games”. Nesta prequela vamos até aos quinquagésimos jogos, onde cada distrito é tem de enviar o dobro de tributos para a competição.

Assim, Haymitch Abernathy vê os seus sonhos desmoronarem-se quando é chamado para a competição, com outros três tributos do Distrito 12. Rapidamente Haymitch percebe que foi preparado para falhar. Após o sucesso do livro, “Amanhecer na Ceifa” chega ao grande ecrã em 2026.

1 – Atmosfera – Taylor Jenkins Reid

Por fim, destacamos o primeiro lugar do Top, “Atmosfera”. Taylor Jenkins Reid está de regresso com esta história surpreendente onde Joan Goodwin inicia o seu treino de astronauta no Centro Espacial Johnson, em Houston, no verão de 1980.

Em “Atmosfera”, à medida que se prepara para os primeiros voos, Joan descobre um amor inesperado que a faz questionar o seu lugar no Universo. Contudo, a sua vida e carreira mudam de forma dramática durante um acidente numa missão. “Atmosfera” chegou ao primeiro lugar dos bestsellers do New York Times.


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *