TOP Melhores personagens de Fargo
[tps_header]
A terceira temporada de Fargo pode ter sido a última. Nesse sentido, quais as melhores personagens que nasceram quando Noah Hawley decidiu alargar o universo criado pelos irmãos Coen? Protagonistas desajeitados, assassinos contratados e duplas inesquecíveis.
[/tps_header]
Quando se soube que Noah Hawley iria adaptar Fargo para uma série televisiva, muitos terão sido os espectadores a torcer o nariz. Para quê mexer em algo tão singular, peculiar e valioso? Pois bem, o FX deixou-se convencer pelo pitch de Hawley e viu o seu risco compensado. Nasceu assim uma das melhores séries da atualidade.
A terceira temporada, brevemente alvo de análise na MHD, esteve uns furos abaixo das antecessoras. No entanto, será unânime para quem acompanhou Fargo a quantidade de boas personagens bem interligadas. Noah Hawley – o génio que entretanto também criou Legion – soube preservar a alma do filme de Joel e Ethan Coen (produtores executivos da série) e, sem reciclar, soube manter nas 3 temporadas alguns traços e fórmulas constantes. Várias duplas, antagonistas frios e personagens cujos erros e disparates motivaram toda a ação.
Menções honrosas para algumas personagens desta 3ª temporada como Nikki Swango (Mary Elizabeth Winstead) e a dupla Meemo (Andy Yu) e Yuri (Goran Bogdan). E também para Karl Weathers (Nick Offerman) e Bear Gerhardt (Angus Sampson).
[tps_start_button label=”CLICA e descobre as 10 melhores personagens de Fargo” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]
10. Mr. Wrench
Ator: Russell Harvard
Temporadas: 1, 2 e 3
Duplas. É visível que uma das preocupações de Noah Hawley em Fargo foi conservar o que os Coen iniciaram no filme original com as personagens de Steve Buscemi e Peter Stormare. Na 1ª temporada houve Key e Peele na pele dos agentes do FBI Pepper e Budge. Na 2ª os irmãos gémeos Kitchen, homens de poucas palavras e fiéis escudeiros de Mike Milligan. E na terceira a narrativa tem no seu centro uma disputa entre dois irmãos interpretados por Ewan McGregor, surgindo ainda a dupla de assassinos Yuri Gurka e Meemo.
No entanto, a melhor dupla da série é sem dúvida Mr. Wrench (Russell Harvard) e Mr. Numbers (Adam Goldberg). Amigos desde pequenos, e tendo Wrench como característica distintiva o facto de ser surdo-mudo. Até uma banda sonora épica – um solo de bateria – eles têm a marcar as suas aparições.
Mr. Wrench é a única personagem que surge nas três temporadas (no final da segunda, Cory Gruter-Andrew aparece como Wrench em criança), e Nikki Swango (Mary Elizabeth Winstead) ganha claramente vida nesta última temporada quando passa a trabalhar com ele.
Consulta ainda: Reboot de Watchmen em desenvolvimento pela HBO
9. V.M. Varga
Ator: David Thewlis
Temporada: 3
O único representante da terceira temporada neste TOP 10. Um diabo à solta, acompanhado pelos seus “capangas” Yuri e Meemo. Um manipulador por excelência. A pólvora para fazer explodir a relação dos irmãos Stussy.
Antagonista na linha de Lorne Malvo e Mike Milligan, a personagem de David Thewlis (incrível desempenho) diferencia-se por não sujar as mãos. É quase invisível (“o maior truque do diabo foi convencer o Homem que ele não existia”), sem nunca sabermos inclusive o que significam as suas iniciais VM.
Erudito a expressar-se, ninguém palita os dentes como ele, e é muito provavelmente o primeiro vilão bulímico.
Vê mais: Syfy prepara maratona de Game of Thrones
8. Peggy Blumquist
Atriz: Kirsten Dunst
Temporada: 2
A alma de Jerry Lundegaard (William H. Macy) no filme original está de certa forma presente primeiro em Lester Nygaard, e depois em Peggy Blumquist. E possivelmente nos trejeitos desajeitados de dois assassinos que morrem prematuramente nas temporadas 2 e 3.
Peggy – magnífico trabalho de Kirsten Dunst, escolha improvável a nível de casting mas uma das atrizes que não teve qualquer problema em enquadrar-se no estilo tão próprio da série – é quem veste as calças lá em casa. A relação com o marido e talhante Ed (Jesse Plemons) é cómica, as suas reações em situações de pânico são únicas (o atropelamento que desencadeia toda a narrativa, e o seu frente-a-frente com Dodd) e não nos podemos esquecer que se trata de uma cabeleireira que, insatisfeita, só quer ser a melhor versão possível dela própria.
Kirsten Dunst ganhou com esta personagem um prémio nos Critics’ Choice Television Awards, e foi nomeada para um Emmy e para um Globo de Ouro.
Consulta: Edgar Ramirez e Penélope Cruz nas novas imagens de American Crime Story
7. Lou Solverson
Atores: Patrick Wilson / Keith Carradine
Temporadas: 1 e 2
A primeira vez que conhecemos Lou Solverson é Keith Carradine que veste a personagem. Um polícia reformado, dono de um café-restaurante, mentor sábio da sua filha Molly.
O recuar no tempo da temporada 2 permite-nos conhecer Lou Solverson no auge da sua atividade enquanto membro da patrulha de Minnesota. Coube a Patrick Wilson representar um homem de família, sem medo. Aliás, nestas temporadas de Fargo Solverson é sinónimo de coragem.
É curioso verificar que a sua versão aos 60 anos reflete um pouco o seu sogro e xerife Hank Larsson (Ted Danson), mas é como centro moral da temporada 2 que Lou se revela um verdadeiro herói. Alguém que teme pela saúde da mulher, mas que nunca se esconde de combater o terror à porta de casa.
Não percas: Glenn poderá regressar a The Walking Dead
6. Molly Solverson
Atriz: Allison Tolman
Temporadas: 1 e 2
Frances McDormand ganhou o óscar de melhor atriz com Fargo em 1996. A garra feminina e disponibilidade para ir até aos limites teve as suas herdeiras em Molly Solverson e Gloria Burgle (Carrie Coon). Talvez jogue contra Coon, e daí não surgir neste TOP 10, partilhar tantas semelhanças com a protagonista da temporada 1. Chefes incompetentes e frustrantes são apenas um de vários pontos em comum.
Pode-se descrever a primeira temporada como um jogo do gato e do rato. Jogado por um triângulo – Molly Solverson, Lester Nygaard e Lorne Malvo. Solitária no começo da season, Molly segue os seus instintos, desconfia e vê o que todos ignoram.
Allison Tolman foi considerada uma das revelações em Fargo. E a sua Molly escolheu o homem certo: Gus, aquele que conseguiu matar Lorne Malvo. Na segunda temporada é apenas uma criança, numa fase em que é outro Solverson o protagonista.
Lê ainda: Criadores de Sherlock preparam série sobre Drácula
5. Floyd Gerhardt
Atriz: Jean Smart
Temporada: 2
A matriarca da família Gerhardt emerge como líder do crime organizado quando o seu marido Otto sofre um AVC. À procura do melhor herdeiro – Dodd ou Bear – e a tentar perceber o que aconteceu ao seu outro filho, Rye, Floyd assume ela própria o trono.
Numa temporada marcada por tanta violência e sangue – lógico, ou não se tratasse de Fargo – torna-se curioso uma das personagens mais poderosas ser uma mulher de sessenta anos.
O incrível trabalho de Jean Smart viria a fazê-la trabalhar novamente com Noah Hawley em Legion, algo que aconteceu também com Rachel Keller, sua neta como Simone Gerhardt.
Consulta ainda: Legion, a primeira temporada em análise
4. Mike Milligan
Ator: Bokeem Woodbine
Temporada: 2
Sempre acompanhado pelos gémeos Wayne e Gale Kitchen, Mike Milligan rouba toda e qualquer cena em que entra. A assinatura de uma grande personagem secundária.
Ambicioso e frio, pondera sempre o vocabulário, discute o significado das palavras e debate várias questões filosóficas. É o exemplo perfeito de como desrespeitar o typecasting pode originar uma tempestade perfeita. Sempre misterioso, não é tão assustador como Lorne Malvo, mas ao contrário de V.M. Varga não se coíbe de sujar as mãos. Conquistar Simone Gerhardt (Rachel Keller) tem que pesar como bónus.
E depois de toda a ação, qual o destino ou prémio? Um aborrecido trabalho de escritório.
Não percas: Master of None, a segunda temporada em análise
3. Hanzee Dent
Ator: Zahn McClarnon
Temporadas: 1 e 2
Não é uma coincidência o facto da temporada 2 ser a que contribui com mais personagens para este TOP. Com um nome próprio que deriva da palavra aháŋzi, que no povo dacota significa sombra, Hanzee Dent é um sobrevivente. Veterano de guerra, protetor da família e clã Gerhardt, até se virar contra estes (é ele quem mata Dodd e Floyd) depois de uma vida vítima de racismo.
É possivelmente a personagem mais complexa da versão televisiva de Fargo. Um verdadeiro caçador e especialista a perseguir/ encontrar os seus alvos. Frio e ponderado, não vacila ao ver um homem a ser entrerrado e coberto por cimento, e tal como Lorne Malvo é um daqueles casos em que Noah Hawley criou algo claramente ao nível das melhores invenções dos irmãos Coen.
Implacável e assustador, passa de mensageiro para trabalhador por conta própria quando assume nova identidade (Moses Tripoli). Embora nos seja apresentado a sério e como Hanzee Dent na segunda temporada, surge na primeira – Mark Acheson é o ator que interpreta Moses Tripoli, chefe da máfia de Fargo – e acaba morto num tiroteio que não chegamos a ver. Morto pela personagem que surge no primeiro lugar deste TOP.
Lê ainda: Novidades sobre a segunda temporada de Stranger Things
2. Lester Nygaard
Ator: Martin Freeman
Temporada: 1
Um vendedor de seguros frustrado com a sua vida. Lester Nygaard é como o peixinho do seu póster que nada em direção contrária a todos os outros. Com uma diferença: o peixinho do póster não matou a mulher.
Mais famoso por ser o braço direito de Sherlock Holmes e um hobbit, Martin Freeman brilhou em Fargo na sua dinâmica com Billy Bob Thornton. O desajeitado Lester, saltita de mentira em mentira, depois de procurar por fim a sua liberdade, sem que lhe digam sempre o que fazer.
Acorda um novo lado seu e um mundo sem regras quando conhece Lorne Malvo, e revela um calculismo incrível. Expresso por exemplo quando os detetives Pepper e Budge lhe colocam o desafio da raposa, do coelho e do repolho.
Poucos momentos em Fargo foram tão cruéis como o pormenor que leva a que a sua segunda mulher seja morta.
Ninguém o apanhou, mas caiu como merecia.
Vê mais: The Leftovers, a terceira temporada em análise
1. Lorne Malvo
Ator: Billy Bob Thornton
Temporada: 1
Predador. Assassino perfeito. Sem alma. Sem moral.
Há quem diga que não há amor como o primeiro, e é difícil não colocar no 1º lugar o incrível antagonista da temporada de estreia.
Se é verdade que podemos estabelecer comparações dentro do universo de criações de Noah Hawley ao longo de três temporadas, Lorne Malvo merece ser comparado diretamente com um dos melhores vilões da História do Cinema – Anton Chigurh, personagem de Javier Bardem em No Country for Old Men, dos irmãos Coen. Em comum? A total ausência de remorso e compaixão, ambos psicopatas capazes de competir pelo pior penteado do planeta.
Nomeado para um Emmy, Billy Bob Thornton ganhou um Globo de Ouro e foi também distinguido nos Critics’ Choice Television Awards.
Diz-nos lá: qual a melhor personagem das três temporadas de Fargo?