Top 15 – Ranking Princesas Disney
Espelho meu, espelho meu, quem são as melhores Princesas Disney?
“No principio era o…” rato. Mickey, nascido em 1928. Todavia, foi apenas em 1937 que Walt Disney iniciou a jornada cinematográfica da sua colossal produtora de animação com o lançamento do icónico A Branca de Neve e os Sete Anões, o clássico dos clássicos que se tornou um sucesso instantâneo e que marcou o início do franchise mediático das Princesas Disney.
Mais de 80 anos depois, parece-nos a ocasião perfeita para um olhar abrangente e conclusivo sobre as melhores princesas do legado Disney – considerando a sua relevância histórica, cultural e social, o seu progressismo e o seu contributo definitivo para o retrato da Mulher no Cinema.
Que comece o desfile…
NOTA IMPORTANTE: existem atualmente apenas 11 princesas OFICIAIS de acordo com a lineup da Disney, mas tomámos a liberdade de acrescentar mais quatro figuras (humanas) que nos parecem cumprir consideravelmente bem a definição de “Princesa Disney”, ainda que a gigante do entretenimento tenha, por qualquer motivo obscuro, optado por não as reconhecer como tal.
15. AURORA (A Bela Adormecida, 1959) – OFICIAL
Em matéria de amizades fraternas com animais, penteados imaculados e sonos de beleza com maquilhagens perfeitas, Aurora cumpre exemplarmente os requisitos básicos daquilo que se considera ser uma verdadeira princesa Disney. No entanto, há verdades incontornáveis e inquestionáveis: só está acordada durante 18 ínfimos minutos onde, além de não demonstrar quaisquer qualidades instigantes, parece meramente apostada em comprovar que a sua personalidade se resume a dançar, cantarolar e apaixonar-se por um Príncipe – aleatório e completamente desconhecido – em plena floresta. Não se trata apenas de um mau modelo feminino, mas sobretudo uma espécie de não-entidade flutuante: bela, mas perigosamente vazia.