© Daedalic Entertainment

Unrailed!, em análise

O mais recente lançamento da Daedelic Entertainment coloca as amizades à prova. Será que vale a pena testá-las em “Unrailed!”?

A Indoor Astronaut consiste numa pequena equipa da Suíça que apresenta o seu primeiro projecto “Unrailed!”, um título com um aspecto visual que salta imediatamente à vista e coloca os jogadores a trabalhar com amigos ou sozinhos com bots para construir linhas de ferro.

O conceito e jogabilidade são simples. Para garantir que o comboio nunca se descarrila, é necessário continuar a construir unidades da linha, utilizando os materiais das rochas e árvores do mapa para extrair ferro e madeira. Há uma picareta e um machado para retirar estes recursos, e um balde para encher com água e manter a máquina dentro da temperatura ideal, que poderá começar a arder se ninguém tiver atenção.

Além do tutorial que introduz às mecânicas simples do jogo, há ainda um modo de jogo rápido, interminável, versus e sandbox. O modo sem fim será o mais interessante, pois é onde se sente algum progresso, apesar de se notar, ao fim de algum tempo de jogo, que “Unrailed!” acaba por ser repetitivo e monótono.

Unrailed!
© Daedalic Entertainment

A jogabilidade em si está bem conseguida, sendo bastante fluído no PC. O aspecto visual, desde a voxelart às animações, está bem trabalhado e impecável, sem bugs nem atrasos. O cenário passa por um mapa em constante desenvolvimento e linear, com relva, montanhas e desertos de areia, onde haverá recursos suficientes nas florestas e montes para montar as linhas, e água em formato de lagos ou rios, que tanto servirá para encher o balde e arrefecer o comboio, como poderá servir de obstáculo, obrigando por vezes a colocar pontes de madeira para passar.

Até o clima é dinâmico, podendo ter variações de luminosidade consoante a altura do dia no jogo, chuva, neve e por vezes a escuridão impede os jogadores de ver mais para além de uma pequena área em volta dos personagens da equipa, que tanto podem ser pessoas reais como um bot em modo solo.

Há um sistema simples que permite pedir ao bot para realizar diversas tarefas, desde minar a abater árvores, manter o comboio dentro da temperatura normal, criar dinamite ou reunir recursos no vagão adequado. Torna-se um bom aliado para quem joga sozinho, sendo possível atribuir-lhe tarefas específicas enquanto nos focamos noutro aspecto qualquer.

Unrailed!
© Daedalic Entertainment

No final de cada etapa no modo interminável, há a possibilidade de fazer upgrades às máquinas e adicionar vagões especiais, que podem ser trespassados ou apontar a direcção certa quando o nevoeiro é cerrado ou a escuridão impede de ver o cenário completo. Até uma lanterna pode ser adicionada. A ordem dos vagões também pode ser escolhida pelos jogadores, o que facilita o trabalho e é uma boa forma de adaptação ao estilo de jogo de cada um, sendo que a locomotiva fica sempre na dianteira. Os upgrades incluem também vagões com maior capacidade para levar mais materiais, ou maior rapidez ao produzir as peças para construir a linha.

O cenário nunca é monótono, variando nas cores, locais e até tipos de flora e fauna, desde vacas a camelos e flamingos, que poderão também apresentar outros desafios, tendo por vezes que ser deslocados pelo jogador para fora da área onde se desejar construir. Por vezes, se um balde cheio de água estiver pousado no chão, os animais poderão beber. Há também outros indivíduos que surgem por vezes e roubam a madeira e ferro para atirar no abismo.

Neste aspecto, de facto o jogo está bem conseguido, mas é na repetição de tarefas e tipo de materiais necessários que se torna repetitivo. Nem com a adição de dinamite fica melhor. O objectivo acaba por ser sempre o mesmo, sendo que o desafio está em conseguir ir o mais longe possível e, quem sabe, bater recordes mundiais nas diferentes dificuldades.

Em co-op local ou online, no meio da neve ou lava, “Unrailed!” tem um conceito engraçado, incitando os jogadores e ir cada vez mais longe, mas acaba por ter um propósito simples que pode não chegar para conquistar um público maior, resumindo-se a uma comunidade de jogadores dedicada.

TRAILER | O MUNDO COLORIDO E ATEREFADO DE “UNRAILED!”

Há estúdios indies que começam em grande ou de forma significativa, outros não impressionam. A equipa na Indoor Astronaut teve um bom arranque, ficando a curiosidade e expectativa em relação aos seus futuros projectos, e no possível desenvolvimento do actual.

O jogo está disponível no PC (Steam), PlayStation 4 e Nintendo Switch, com data ainda por definir na Xbox One.

Farás parte da comunidade de fãs de “Unrailed!”?

Unrailed!, em análise
unrailed

Game title: Unrailed!

Game description: "Unrailed!" é um jogo multiplayer cooperativo onde terão de trabalhar juntos com os amigos para construir uma linha de comboio através de mundos gerados de forma aleatória.

  • Jogabilidade - 65
  • Gráficos - 80
  • Som - 60
68

CONCLUSÃO

O MELHOR: Visualmente é realmente apelativo e as mecânicas funcionam de forma impecável.

O PIOR: Torna-se rapidamente repetitivo e simples demais.

Sending
User Review
3 (1 vote)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Leave a Reply

Sending