Veneza 74 | 5 favoritos ao Leão de Ouro
São comédias negras, musicais, histórias de família, amor e vingança para todos os gostos e feitios. Estes são os 5 filmes que atacam logo o Leão de Ouro, cinema do melhor que vai estrear em breve nas salas nacionais.
A competição chegou ao fim numa dos mais estimulantes mostras desta temporada de festivais, onde Veneza 74 soube novamente encontrar o equilíbrio perfeito entre o grande cinema de autor de todo o mundo, e com os filmes que decerto serão potenciais candidatos às nomeações nos Óscares 2018:
First Reformed, de Paul Schrader (EUA)
Um regresso do veterano argumentista e realizador da Nova Hollywood, com um poderoso drama sobre um pastor protestante (Ethan Hawke) em dúvida fé em relação a Deus e à evolução do mundo, face à crise financeira e ambiental.
Three Billboards Outside Ebbing Missouri, de Martin McDonagh (RU/EUA)
Uma divertida comédia negra e exacerbada sobre uma mulher (Frances McDormand) que exige justiça à polícia local que tarda em dar resposta ao homicídio da sua filha meses antes. É talvez aquele com mais possibilidades de ganhar o Leão de Ouro.
Ammore e Malavita, de Marco e Antonio Manetti (Itália)
Uma ideia genial de cinema e diversão. Uma combinação das guerras entre a temida mafia napolitana, com o musical, em que os assassinos cantam e dançam enquanto disparam. E depois é uma divertida comédia romântica com a bela Nápoles em fundo.
Mektoub, My Love: Canto Uno, de Abdelatiff Kechiche (França)
Amor, sexo, tesão é do que fala subtilmente este filme do franco-tunisino, uma crónica de juventude e iniciação passado num lugar à beira-mar.
Jusqu’ à la Garde, de Xavier Legrand (França)
Uma espécie de Kramer contra Kramer, filmado com grande realismo sobre um casal divorciado: um pai violento e agressivo e uma mãe aterrorizada que lutam pela custódia do filho.
José Vieira Mendes