Minissérie de 6 episódios inspirada em factos reais está a conquistar a Netflix
Há mais uma grande minissérie que está a fazer furor na Netflix: “Vinagre de Sidra”. Trata-se de uma obra de seis episódios inspirada numa história real.
“Vinagre de Sidra” [“Apple Cider Vinegar“] é uma minissérie de seis episódios protagonizada por Kaitlyn Dever (“Unbelievable“). A jovem interpreta Belle Gibson, uma influenciadora digital australiana de bem-estar que alegava ter curado o seu cancro cerebral terminal através de uma rotina de saúde e bem-estar. Porém, a verdade é que Belle nunca recebeu um diagnóstico de cancro.
Assim, para além de Kaitlyn Dever, também Alycia Debnam-Carey (“The Lost Flowers of Alice Hart”) e Aisha Dee (“The Bold Type”) são os principais nomes do elenco desta minissérie. A obra é da autoria de Samantha Strauss (“Nine Perfect Strangers”, “The End, Dance Academy”).
A escritora, que residia em Melbourne aquando a ascensão de Belle Gibson – no início da década de 2010 -, faz uso do seu conhecimento da época para explorar as origens da cultura do bem-estar e o impacto das redes sociais numa era ainda marcada pela ingenuidade digital.
O enredo de Vinagre de Sidra
A série acompanha o percurso de Belle enquanto constrói um império de bem-estar através das redes sociais, de uma aplicação móvel e de um livro de receitas, enganando seguidores em todo o mundo. Inspirada em factos verídicos, a obra mergulha nas mentiras que alimentaram a sua ascensão meteórica e posterior queda.
Segue o crescimento de movimentos como o girlboss, o nascimento do Instagram e o fascínio pela cultura das start-ups, onde poucas eram as regras e quase não havia mecanismos de controlo. A série transporta os espectadores para os primeiros dias do Instagram. É então que duas jovens decidem transformar as suas vidas e combater doenças potencialmente fatais através de uma abordagem baseada no bem-estar. No processo, tornam-se influenciadoras globais, inspirando as suas comunidades online.
Embora inspirada em acontecimentos reais, algumas personagens e acontecimentos foram criados ou alterados para fins dramáticos. Contudo, o tema central — a ascensão e queda de um império do bem-estar construído sobre mentiras — está bem enraizado na realidade. Atualmente ocupa o quarto lugar das séries mais vistas tanto em Portugal como a nível mundial, conforme sugerem os dados mais recentes do FlixPatrol.
És fã de minisséries baseadas em factos reais? Qual a tua preferida da Netflix?