Operadora de telemóveis agita mercado com oferta inovadora
A Vodafone acaba de lançar um serviço profundamente inovador que deverá chegar ao mercado europeu já no próximo ano.
Sumário
- A Vodafone realizou a primeira videochamada móvel via satélite, utilizando apenas smartphones 4G/5G comuns, sem necessidade de equipamentos especiais;
- Em parceria com a AST SpaceMobile, a Vodafone combina redes terrestres e satélites BlueBird para garantir cobertura global e transições automáticas entre redes;
- A Vodafone pretende lançar progressivamente este serviço de banda larga via satélite na Europa ainda em 2025, expandindo até 2026.
A Vodafone acaba de fazer história! A operadora realizou a primeira videochamada móvel espacial do mundo. Esta inovadora ligação foi efetuada a partir de uma zona remota sem cobertura tradicional, recorrendo apenas a smartphones 4G/5G comuns e a satélites.
A verdade é que esta já é uma situação que a Starlink, de Elon Musk, tem explorado, embora somente no mercado norte-americano. A título de exemplo, permite fazer videochamadas, aceder à Internet e serviços de mensagens online. Este avanço abre caminho para que seja possível ter rede em – literalmente – qualquer lugar do planeta.
Na solução desenvolvida pela Vodafone, em parceria com a AST SpaceMobile, “os sinais do smartphone 4G/5G de um utilizador são enviados através dos satélites BlueBird (da AST SpaceMobile, parceiro da Vodafone) para um novo gateway espaço-terra da Vodafone, que recebe e canaliza todos os sinais de e para a rede terrestre”, lê-se no comunicado.
Assim sendo, graças a esta abordagem inovadora, os utilizadores podem alternar automaticamente entre redes terrestres e espaciais sem necessitarem de antenas especiais, de terminais ou de telefones por satélite que são naturalmente muito dispendiosos.
Como funciona esta inovação da Vodafone?
A tecnologia baseia-se num sistema híbrido que combina redes terrestres e satélites para proporcionar cobertura global. O processo funciona da seguinte forma:
- Os sinais dos smartphones 4G/5G dos utilizadores são captados pelos satélites BlueBird, em órbita terrestre baixa;
- Estes sinais são encaminhados para um gateway espaço-terra da Vodafone, que os processa e transmite para a rede terrestre;
- O utilizador pode utilizar normalmente o seu smartphone, sem necessidade de equipamento adicional, beneficiando de uma transição suave entre as redes terrestre e espacial.
A histórica videochamada foi realizada a partir de uma região montanhosa remota no País de Gales. Rowan Chesmer, engenheiro da Vodafone, foi o protagonista desta primeira comunicação inovadora, tendo entrado em videochamada com Margherita Della Valle, CEO da Vodafone.
Atualmente, cinco satélites AST SpaceMobile (BlueBird 1 a 5) estão em operação, permitindo testes de banda larga móvel diretamente para smartphones convencionais. Estes satélites oferecem velocidades de transmissão de dados que podem atingir 120 Mbps, aproximando-se das capacidades das redes terrestres modernas.
A Vodafone planeia concluir os testes desta tecnologia na primavera de 2025. Se os resultados forem positivos, a implementação progressiva deste serviço de banda larga via satélite diretamente para smartphones deverá começar em alguns mercados europeus ainda este ano, expandindo-se até 2026.
Já conhecias esta tecnologia?