Waze corrige finalmente problema há muito identificado pelos condutores
Nos últimos meses, foram muitos os relatos dos condutores sobre várias falhas do Waze. Uma das principais acaba de ser resolvida.
O Waze acaba de lançar a sua versão 5.3 para utilizadores da Apple, já disponível na App Store. Apesar de o registo de alterações mencionar apenas uma pequena correção, esta atualização pode resolver uma questão que tem causado frustração nos últimos meses: falhas no algoritmo dos trajetos.
O que há de novo no Waze 5.3?
De acordo com as notas da App Store, a atualização corrige um problema que impedia os utilizadores de verem os ícones nas viagens planeadas. Embora esta funcionalidade não seja crítica, a falta dos ícones dificultava a experiência de navegação para quem depende das viagens definidas. Agora, os ícones estão de volta, proporcionando maior clareza na organização dos trajetos.
Qual a falha em questão?
A maior preocupação, no entanto, estava relacionada ao desempenho do algoritmo de percursos. Muitos condutores relataram no reddit que o Waze estava a sugerir percursos estranhamente longos – o oposto da sua ‘bandeira’ – adicionando quilómetros e minutos às viagens. Em casos extremos, alguns utilizadores foram instruídos a fazer desvios de duas horas para trajetos que normalmente levariam 30 minutos.
A boa notícia é que a equipa do Waze implementou uma atualização que promete corrigir essas falhas. Testes realizados em viagens curtas, como no CarPlay, já demonstraram melhorias significativas. Contudo, é nas viagens mais longas que os utilizadores poderão verificar se os desvios estranhos foram completamente eliminados.
Google Maps e Waze vão fundir-se?
Nos últimos meses, são cada vez mais frequentes os rumores de que a Google poderia fundir o Waze com o Google Maps. No entanto, não há indícios de que isso seja verdade. Pelo contrário, o Waze continua a receber atualizações significativas, como alertas para lombas, faixas de rodagem e zonas escolares, reafirmando o compromisso da Google em manter o Waze como um produto independente.
Qual a tua aplicação de navegação de eleição?