Novas falhas do Waze estão a deixar os condutores revoltados
O Waze arrancou 2025 com a correção de um bug. Porém, os utilizadores continuam a apontar duas grandes falhas à aplicação de navegação da Google.
Sumário
- A Google começou 2025 com novidades no Android Auto e lançou o Waze 5.2.5 para iPhone e CarPlay;
- Apesar de várias novidades em 2024, como notificações de lombas e zonas escolares, os condutores têm vindo a reportar falhas na sugestão de percursos e instruções sonoras;
- Além disso, crescem rumores sobre uma fusão entre Waze e Google Maps, que já partilham dados de tráfego.
Os responsáveis da Google iniciaram 2025 com novidades no que diz respeito à navegação por GPS. Assim sendo, introduziram melhorias no Android Auto e agora a concentrar-se em otimizar outras aplicações. O Waze, a conhecida app de navegação, recebeu uma nova versão para utilizadores da Apple: o Waze 5.2.5, já disponível para iPhone e CarPlay.
O changelog oficial refere que foi corrigido “um bug para que o movimento do mapa seja mais fluido”. Contudo, não foram divulgados detalhes adicionais sobre outras eventuais correções. No entanto, dois problemas importantes, reportados anteriormente, continuam sem solução.
Condutores reportam falhas
Vários utilizadores têm reportado que, em vez de apresentar o trajeto mais rápido, o Waze sugere percursos mais longos, com desvios desnecessários, que chegam a prolongar as viagens em várias dezenas de minutos. A empresa reconheceu o problema, mas até ao momento não parece ter sido solucionado.
Outro erro identificado está relacionado com o volume das instruções, que em alguns dispositivos se tornam inaudíveis, especialmente em telemóveis Android. Para contornar este problema, muitos condutores têm desativado a reprodução de som nos altifalantes dos telemóveis como solução temporária.
Waze e Google Maps com fusão à vista?
Contudo, há também que ressalvar que durante o ano que terminou há poucos dias, foram várias as importantes novidades implementadas pelo Waze de forma a melhorar a experiência de conduções. Foram elas as notificações de lombas e de curvas apertadas, alertas de zonas escolares e também notificações de alteração de limites de velocidade.
Além disso, as especulações sobre uma possível fusão entre o Waze e o Google Maps continuam a crescer. A verdade é que o Google Maps já integra dados de tráfego fornecidos pelo Waze, como a localização de radares e incidentes na estrada. Por outro lado, o Waze não recebe informações do Google Maps e mantém a sua ‘independência’.
Qual é a tua aplicação de navegação preferida? Conheces alguma outra para além do Maps e Waze?
O Maps começa a sobrepor-se ao Waze e falha menos.Waze era bom na identificação de radares e problemas na estrada,mas agora que o Maps também já integrou essa funcionalidade, o Waze tem os dias contados.De qualquer forma, o Sygic, é uma aplicação a ter em conta.
Das melhores que já usei.