Falha do Waze em Portugal está a deixar os condutores frustrados
Os condutores do Waze têm ficado frustrados com os mais recentes problemas da aplicação de navegação da Google.
O Waze é uma das alternativas mais populares ao Google Maps, destacando-se pelas suas atualizações em tempo real e pelos trajetos rápidos que ajudam os condutores a evitar trânsito. No entanto, muitos condutores têm relatado um problema recente: o Waze está a sugerir percursos mais longos e, por vezes, até com desvios desnecessários. Naturalmente, esta situação está a gerar frustração, especialmente para quem depende da aplicação no dia a dia para chegar rapidamente ao destino.
Um dos grandes trunfos do Waze sempre foi a capacidade de calcular o caminho mais rápido para um destino, evitando atrasos causados por trânsito intenso ou outros obstáculos na estrada. Contudo, nos últimos meses, alguns condutores têm notado que a aplicação nem sempre cumpre essa promessa.
O erro, que começou a ser alvo de reporte em dezembro, faz com que o Waze sugira trajetos mais demorados, ignorando opções mais eficientes. Além disso, há casos em que a aplicação já não evita congestionamentos, obrigando os utilizadores a enfrentarem filas que poderiam ser facilmente contornadas. Alguns condutores afirmam que este problema já chegou a acrescentar até 20 minutos à viagem.
Há forma de contornar este problema do Waze?
A equipa do Waze já lançou uma atualização para corrigir o problema, mas muitos utilizadores garantem que a falha não está realmente resolvida. Ainda não se sabe ao certo o motivo por trás destas sugestões de percursos mais longos, mas pode estar relacionado com a forma como a aplicação processa os dados de tráfego em tempo real.
Se és um dos utilizadores que está a ser afetado por esta situação, há uma solução simples e prática. Esta passa por usar de forma temporária o Google Maps. Isto porque a aplicação não apresenta este erro e continua a oferecer percursos eficientes. Além disso, a interface do Google Maps tem evoluído de forma significativa, oferecendo mais dados sobre trânsito e até limites de velocidade, tornando-se uma alternativa viável para quem procura evitar atrasos.
E tu, qual é a aplicação que usas com mais frequência: Google Maps ou Waze?