Google Fotos resolve finalmente a principal queixa dos utilizadores
Uma das melhores ferramentas do Google Fotos acaba de receber uma atualização que promete acabar com o principal incómodo na ótica dos utilizadores.
O Google Fotos tem vindo, progressivamente, a evoluir para oferecer uma melhor organização das imagens. Nesse sentido, a funcionalidade Photo Stacks [Pilha de Fotografias] é um exemplo disso.
Introduzida há mais de um ano, esta ferramenta agrupa automaticamente fotos semelhantes captadas num curto espaço de tempo, ajudando assim a reduzir duplicações e a otimizar o armazenamento. No entanto, a sua gestão nem sempre foi intuitiva, o que motivou alguns reparos dos internautas.
Porém, as boas notícias é que a Google está prestes a mudar isso. A versão 7.19 do Google Fotos traz uma atualização na interface do utilizador (UI) que simplifica a gestão das pilhas de fotografias. Atualmente, para visualizar ou editar uma pilha, é necessário deslizar para cima, o que pode tornar o processo mais complexo.
Agora, com a nova atualização, vais dar com um ícone de seta ao lado da pilha que te vai proporcionar acesso imediato a um menu de contexto, permitindo dessa forma uma navegação mais fluida e intuitiva. O novo menu de contexto trará funcionalidades essenciais para gerir melhor as imagens agrupadas.
Afinal, como funciona a nova atualização do Google Fotos?
- Definir como seleção principal – Escolher a imagem principal da pilha.
- Manter isto, eliminar o resto – Guardar apenas a foto selecionada e remover as restantes.
- Remover da pilha – Retirar uma imagem do grupo sem a eliminar.
- Desempilhar – Separar todas as fotos agrupadas.
- Seleção múltipla – Escolher várias imagens para ações em massa.
- Gerir pilhas – Oferece mais opções de personalização.
A opção de seleção múltipla vai continuar a funcionar como antes, permitindo desse jeito remover imagens específicas da pilha ou aplicar outras ações em conjunto.
Apesar de já ser possível ativar os novos elementos da interface na versão 7.19 do Google Fotos, a verdade é que até ao momento ainda não há uma data oficial para a disponibilização global da atualização. No entanto, sabemos que a Google tem por hábito testar novas funcionalidades por fases, pelo que a implementação deverá ainda demorar algumas semanas.
Costumas usar o Google Fotos?