WhatsApp é alvo de críticas após Telegram alcançar novo record
O WhatsApp continua a ser a plataforma de comunicação mais popular do mundo mas o Telegram acaba de conquistar mais um record impressionante.
Inaugurado em 2009, o WhatsApp conquistou o mundo pelo facto de permitir o envio de mensagens e a realização de chamadas, através da internet (gratuitamente) Numa altura em que os tarifários eram caros, esta novidade foi muito bem-vinda. Em 2014, a ferramenta foi adquirida pela Meta (a empresa de Mark Zuckerberg, dona do Facebook e Instagram).
Atualmente, o WhatsApp é a app de comunicação mais utilizada em todo o mundo. Segundo dados da Statista, a plataforma possuía mais de 2 milhões de utilizadores mensais em fevereiro deste ano. Sendo seguida pelo WeChat e Telegram.
A aplicação, contando com mais 2 milhões de utilizadores mensais, é hoje utilizada não apenas para nos comunicarmos com amigos e familiares, como para gerir negócios ou contactar clientes. A criação de estados, chamadas de grupo, e a partilha de stories torna também o WhatsApp numa rede social interessante.
Já o Telegram, nascido em 2013, oferece um serviço semelhante. Contudo, esta app foca-se num uso mais profissional e complexo, tornando-o perfeito para empresários e utilizadores comuns que apreciam uma tecnologia mais sofisticada.
“Uma imitação barata”, CEO do Telegram comemora mil milhões de utilizadores com crítica ao WhatsApp
A 19 de março, Pavel Durov (CEO do Telegram) usou a sua plataforma para comemorar o facto da App ter alcançado os mil milhões de utilizadores, tornando-se assim na segunda aplicação de comunicação mais popular do mundo (excluindo o chinês WeChat, usado quase exclusivamente pela população do país). O feito não é simples chamou a atenção de todos.
Contudo, Durov aproveitou o momento para deixar duras críticas ao WhatsApp de Mark Zuckerberg. No post o CEO do Telegram escreve: “À nossa frente está o WhatsApp – uma imitação barata e diluída do Telegram. Há anos que tentam desperadamente copiar as nossas inovações, enquanto queima milhões e milhões em lobbying e campanhas para nos travar. Falharam. O Telegram cresceu, tornou-se lucrativo e – ao contrário do nosso concorrente – manteve a sua independência. Estamos apenas a começar.”
Pela internet as reações vão-se espalhando mas a realidade é que o WhatsApp é conhecido pelas funcionalidades quase invisíveis que vai impulsionando, enquanto o Telegram aposta em pequenas atualizações mas que chamam a atenção.
Por exemplo, o Telegram permite enviar “mensagens silenciadas” para que o dispositivo do recipiente não toque (mesmo que este tenha som no dispositivo”. As apps para computador são também elogias na internet, bem como a possibilidade de adicionares as tuas imagens aos contactos, de forma a perceberes melhor quem são as pessoas.
E tu? Qual preferes? WhatsApp ou Telegram?