Nova funcionalidade do WhatsApp resolve finalmente o principal problema
O WhatsApp acaba de anunciar que – finalmente – vais poder atender videochamadas sem teres de ligar a câmara.
Com toda a certeza (ou quase!) já te aconteceu atender uma videochamada no WhatsApp e perceberes que não estavas nada preparado para aparecer no ecrã? Pois bem, parece que os teus pedidos foram ouvidos! A plataforma da Meta está a testar uma funcionalidade que vai permitir aceitar videochamadas sem ligar a câmara – e já era sem tempo!
Até agora, sempre que atendias uma chamada de vídeo, a câmara frontal ligava-se automaticamente, sem teres sequer hipótese de recusar. Assim sendo, o único truque era atender e tentar desligar a câmara o mais rápido possível. Porém, não é a opção mais prática. No entanto, isso pode mudar muito em breve.
Na versão beta mais recente do WhatsApp (2.25.7.3 para Android), já é possível vislumbrar uma opção que te permite atender a chamada sem mostrar a cara. Como? Simples: antes de aceitares, aparece um botão “Desligar o vídeo”. Se o pressionares, a câmara fica ‘sem efeito’ e entras logo na chamada apenas com áudio.
Como funciona a novidade do WhatsApp?
Para garantir que não há confusão, a interface vai mostrar uma mensagem “Aceitar sem vídeo”, para que saibas exatamente o que estás a fazer. Se, a meio da conversa, mudares de ideias e quiseres ligar a câmara, basta clicares no botão “Ligar o vídeo”.
Esta novidade não vem apenas para salvar-te de chamadas inesperadas quando estás de pijama ou sem vontade de socializar. Há uma questão séria por trás: a segurança online. Golpes de “sextortion” (extorsão através de conteúdos íntimos) estão a tornar-se cada vez mais comuns, especialmente na Índia, onde há relatos de criminosos que iniciam videochamadas explícitas, tiram capturas de ecrã e chantageiam as vítimas.
Ao permitir atender sem vídeo, o WhatsApp dá-te mais controlo sobre a tua privacidade e reduz o risco de cair em esquemas deste tipo. Embora ainda não há uma data oficial para o lançamento, a funcionalidade já está na versão beta e, como tal, é provável que chegue ao WhatsApp oficial muito em breve.
Consideras esta uma boa adição ao WhatsApp?