WhatsApp deixa sério alerta a todos os utilizadores
Mais do que nunca, as burlas no WhatsApp continuam a fazer vítimas (muitas) diariamente. Porém, os burlões agora usam IA para imitar vozes familiares…
As burlas no WhatsApp estão a evoluir e a tornar-se cada vez mais difíceis de identificar, especialmente agora que os criminosos começaram a usar inteligência artificial para imitar a voz de familiares. Tudo começa com uma simples mensagem a dizer “Olá, mãe” ou “Olá, pai”. Até aqui, nada de novo! Ainda assim, são muitas as pessoas que – diariamente – caem nesta burla. Dos jovens aos idosos, todos são alvos e ninguém está a safo.
O pior é que, graças à IA, estas burlas estão a tornar-se ainda mais realistas. Segundo o Mirror, os criminosos já conseguem gerar áudios que soam exatamente como o teu filho ou filha. Chris Ainsley, responsável pela área de risco de fraude do Santander, confirma:
“Estamos a ouvir falar de casos em que a tecnologia de imitação de voz por IA está a ser utilizada para criar mensagens de voz no WhatsApp e SMS, fazendo com que a burla pareça cada vez mais realista”.
Burlões “estão a piratear emoções” no WhatsApp
Os especialistas em segurança deixam um alerta: nunca envies dinheiro só porque recebeste uma mensagem emocional ou urgente. Luis Corrons, da Norton, resume bem o problema. “Os burlões não estão a piratear dispositivos, estão a piratear emoções”. Segundo o próprio, estas mensagens funcionam precisamente porque exploram a tua preocupação e o instinto de ajudar.
Se algum dia receberes uma mensagem suspeita, com um pedido de dinheiro ou que começa com “Olá, mãe” ou “Olá, pai”, respira fundo e verifica tudo antes de agir. Normalmente, dizem que ficaram sem o telemóvel (ou que está a arranjar). Porém, a probabilidade de ser mentira é extremamente elevada.
Assim, a nossa sugestões é que ligues diretamente à pessoa e mesmo que esta não atenda, nunca envies dinheiro sem falarem. Outra dica útil é criar uma palavra-passe ou código secreto com a tua família para usarem em caso de emergência.
Já foste alvo de burla com este esquema “Olá, mãe / Olá, pai”?