Óscar da Academia © Mike Wu/flickr (CC BY-NC-SA 2.0)

Há 12 cineastas lendários que nunca venceram o Óscar de Melhor Realizador

Fizeram alguns dos melhores filmes de sempre, mas nunca ganharam o tão desejado Óscar de Melhor Realizador.

Como em todas as competições, nem sempre o prémio vai para o que seria o justo vencedor, e o cinema não é excepção. Todos os profissionais do setor desejam ser nomeados para um prémio da Academia, mas são poucos os que acabam por vencer.

Contudo, no meio disto tudo, há um ponto ainda mais sensível, há quem seja nomeado várias vezes, e nunca tenha ganho uma única estatueta. Por exemplo, um dos melhores atores de todos os tempos, Leonardo DiCaprio, foi nomeado várias vezes para o Óscar de Melhor Ator, mas só venceu uma vez, com “The Revenant: O Renascido”. Da mesma forma encontram-se estes 12 realizadores, que apesar das várias obras primas que lançaram, nunca venceram o Óscar de Melhor Realizador.

RIDLEY SCOTT

Ridley Scott
Ridley Scott © 20th Century Studios

É só escolher – “Blade Runner”, “O Gladiador”, “American Gangster”, “Black Hawk Down”, “Perdido em Marte”, entre outros. Foi nomeado por três vezes para o Óscar de Melhor Realizador mas nunca venceu. Pode ser que à quarta seja de vez, com “Napoleão”. 

Lê Também:   Qual era o filme que estava em alta no dia em que nasceste?




RICHARD LINKLATER

Boyhood | IFC Films
Boyhood | © IFC Films

Não é um realizador comercial, não é costume realizar com frequência, mas o que faz, é feito de forma exímia. O responsável por “Boyhood” trouxe também “Before”, “Dazed and Confused” e “Waking Life”. Até ao momento, só tem uma nomeação para esta categoria.




DAVID FINCHER

David Fincher
Editorial credit: Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com

Ao ler este nome, pensamos, “como é que é possível nunca ter ganho um Óscar de Melhor Realizador?” Mas é verdade, nomeado por três vezes mas sem uma única estatueta. O mas impressionante é que a sua filmografia é composta por filmes como “A Rede Social“, “Zodiac”, “Fight Club” e “Se7en”.

Lê Também:   Martin Scorsese e a Banalidade do Mal




DAVID LYNCH

HBO Portugal
© HBO Portugal

Outro David na lista, mas com um estilo completamente diferente. Na sua filmografia encontramos “Mulholland Drive”, “Blue Velvet”, “The Elephant Man” e “Twin Peaks”. 




PEDRO ALMODÓVAR

Dor e Glória
Pedro Almodóvar com o seu Leão de Ouro Honorário © RTVE ES

Um Rei em Espanha, mas no outro lado do Atlântico já é um entre vários. Apesar de ter recebido uma nomeação para “Talk to Her” em 2002, o realizador espanhol nunca mais recebeu nenhuma nomeação apesar dos seus incríveis trabalhos – “Women On The Verge Of A Nervous Breakdown”, “Broken Embraces”, “The Skin I Live In” e “All About My Mother.”

Lê Também:   Vem aí Beacon 23 a nova série de sci-fi com Lena Headey de Game Of Thrones




PAUL THOMAS ANDERSON

licorice pizza critica
© NOS Audiovisuais

There Will Be Blood“, “The Master”, “Boogie Nights”, “Magnolia”, “Phantom Thread”, e só duas nomeações para a categoria. Comparado com Stanley Kubrick, Paul Thomas Anderson não tem o devido mérito.




CHRISTOPHER NOLAN

Christopher Nolan realizadores
Crédito editorial: Denis Makarenko / Shutterstock.com

“Memento”, “O Cavaleiro das Trevas“, “A Origem” e “Dunkirk” e só uma nomeação?! Neste caso, nem sempre o vencedor é o mais justo. Christopher Nolan já merecia um prémio, e este pode ser o seu ano, com “Oppenheimer”.

Lê Também:   Martin Scorsese sente que a verdadeira cultura do cinema está a morrer




DAVID CRONENBERG

David Cronenberg
David Cronenberg ©LEFEST

Com uma carreira com mais de 40 anos na sétima arte, com filmes como “Videodrome”, “A Mosca”, “Dead Ringers”, “A History of Violence”, “Eastern Promises”. Alguns destes viraram filmes de culto, mas o mais impressionante é que nunca foi nomeado. No dia em que este realizador vencer um Óscar, a sociedade teve uma mudança em relação à cultura, ao abraçar o seu surrealismo.




BRIAN DE PALMA

Scarface
Scarface © Universal

Há quem diga que o realizador imitou o estilo de Alfred Hitchcock, desde da escolha de atores até à banda sonora. Mas mesmo com isso não conseguiu nem uma nomeação apesar. Conta com filmes como “Blow Out”, “Carrie“, “Dressed to Kill”, “Scarface” e “Body Double.”

Lê Também:   O filme que Martin Scorsese considera ter absolutamente mudado a sua vida




SPIKE LEE

Spike Lee
Spike Lee | © HBO Portugal

Um realizador sem igual, que vinca através do seu cinema a desigualdade que existe na indústria, mas sobretudo na sociedade – “Do the Right Thing”, “Malcom X”, “The 25th Hour”, “Summer of Sam” e “BlackKklansman.”




QUENTIN TARANTINO

Quentin Tarantino
© Denis Makarenko / Shutterstock

Odiado por muitos, e adorado por outros, Quentin Tarantino é um nome incontornável no cinema. Igualmente, consume qualquer tipo de filme, que o inspiraram para fazer “Kill Bill”, “Pulp Fiction“, “Reservoir Dogs”, entre outros. No entanto, só foi nomeado três vezes. 

Lê Também:   Martin Scorsese anuncia novo projeto depois de conversa com Papa Francisco




TERRENCE MALICK

Para muitos, o melhor filme da última década foi “Tree of Life”, mas isso não chegou para vencer o Óscar de Melhor Realizador. No entanto, conta na sua filmografia “Days of Heaven”, “Badlands”, “The Thin Red Line”, e claro, “Tree of Life”.

Desta lista, qual é o teu realizador favorito?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *