WhatsApp terá novas medidas de segurança impostas pela União Europeia
O WhatsApp é utilizado por mais de 2 mil milhões de utilizadores em todo o mundo. Com estes números, a União Europeia exige mais segurança.
A aplicação tem estado em constante inovação, com nova atualizações praticamente todos os meses. O WhatsApp é a maior aplicação de mensagens do mundo, utilizada por milhões de utilizadores em todo o planeta. Segundo os dados apurados pela DemandSage, há cerca de 2,5 mil milhões de utilizadores ativos.
O WhatsApp atingiu oficialmente o estatuto de “Plataforma Online Muito Grande” (VLOP) na União Europeia, após ultrapassar os 45 milhões de utilizadores ativos exigidos pelo Regulamento dos Serviços Digitais (DSA).
WhatsApp enfrenta agora novas medidas impostas pela União Europeia
Com uma média de 46,8 milhões de utilizadores na UE no segundo semestre de 2024, a aplicação junta-se a gigantes como Facebook, Instagram, Google e Amazon na obrigação de cumprir regras mais rigorosas de moderação de conteúdo e segurança.
O estatuto VLOP impõe ao WhatsApp novas responsabilidades, incluindo:
- Monitorizar e reduzir a disseminação de conteúdo ilegal.
- Aumentar a transparência na moderação de conteúdo.
- Permitir auditorias independentes sobre segurança e proteção de dados.
- Disponibilizar o seu algoritmo para escrutínio oficial quando solicitado.
A designação como VLOP coloca o WhatsApp sob um novo nível de supervisão, especialmente em grupos públicos e conversas de negócio. No entanto, a Meta garantiu que a encriptação de ponta a ponta continuará a proteger as conversas privadas dos utilizadores.
A Meta, proprietária do WhatsApp, tem quatro meses para alinhar a aplicação com as novas regras do DSA. A empresa, que já ajustou o Facebook e o Instagram para cumprir as exigências, procura agora apoio político para facilitar a adaptação do WhatsApp. Caso não cumpra as obrigações, poderá enfrentar multas de até 6% da sua receita anual global.
Também usas esta aplicação? Já tiveste problemas de segurança no passado?