Este clássico italiano serviu como inspiração para a segunda temporada de White Lotus (HBO Max)
Entre a sátira mordaz e as paisagens paradisíacas, “The White Lotus”, da HBO Max tornou-se numa das séries mais adoradas e comentadas dos últimos anos. Cada temporada da série acompanha, então, um grupo de hóspedes num dos resorts do grupo “White Lotus”. Além dos hóspedes, seguimos também o staff do hotel. Assim, no início da temporada descobrimos um assassinato e voltamos uma semana atrás para perceber quem morreu e quem cometeu o crime.
Cada temporada passa-se num local idílico, todos muito distintos. A primeira temporada acontece no Hawai, a segunda na Itália (Sicília) e a terceira na Tailândia. Desde 2021, quando estreou, a série já venceu 15 Emmys.
Tanto o público como os críticos elogiam a inteligência da série, ao debater a desigualdade entre estratos sociais, temas morais, o poder, tudo com um tom irónico e satírico. O criador desta adorada série é Mike White, que vai colocando easter eggs durante toda a série, que são pistas para descobrir o assassinato.
Assim, debruçamo-nos numa das referências mais interessantes de todas as temporadas de “White Lotus”, que não só é uma homenagem ao cinema italiano, como uma pista para o que viria a acontecer durante a segunda temporada da série.
Um verão italiano com White Lotus
A segunda temporada de “White Lotus”, vista pelo público como a melhor temporada da série, passa-se na Itália, mais precisamente na ilha da Sicília. Esta temporada conta com Jennifer Coolidge, Theo James, Meghann Fahy, Aubrey Plaza, Will Sharpe, Leo Woodall, Adam DiMarco e Haley Lu Richardson no elenco.
Pub
Itália é um país muito ligado à arte e os filmes italianos são muito importantes na história do cinema. Assim, Mike White não quis deixar de prestar homenagem a vários filmes italianos, à medida que os utilizava também como easter eggs para a sua série.
Um dos filmes mais adorados de sempre, “The Godfather” é muitas vezes referência durante a temporada. No final, acaba mesmo por estar ligado à resolução do crime na segunda temporada da série. Tanya utilizava um vestido semelhante ao de Apolónia, que morreu em “The Godfather” numa explosão que tinha como alvo o seu marido.
L’avventura X The White Lotus
@filmsquadpdx #lavventura #thewhitelotus #aubreyplaza #monicavitti #notto #sicily ♬ original sound – Michelle Elizabeth M
Também no terceiro episódio da segunda temporada de “White Lotus”, Mike White faz uma homenagem a um dos realizadores mais importantes da história do cinema italiano. Quando Daphne (Meghann Fahy) leva Harper (Aubrey Plaza) numa visita pela ilha, Harper é rodeada por um grupo de homens na Catedral Noto.
Pub
Essa cena é uma cópia perfeita de “L’avventura”, de Michelangelo Antonioni, com Monica Vitti. Em “L’avventura”, depois de uma mulher desaparecer durante uma viagem de barco, o seu namorado e a melhor amiga envolvem-se num romance enquanto a procuram.
Pub
Na cena original, que Mike White utiliza para a sua série, Monica Vitti está no fim das escadas da Catedral Noto quando começa a notar num grupo de homens que a rodeia e persegue. Mike White contou a Variety que reutilizou esta cena para abordar o tema das dinâmicas clássicas da política sexual no terceiro episódio da temporada.
Mas não só, essa cena também serve como pista para o que se vai seguir durante a temporada, entre o grupo de amigos Daphne, Harper, Cameron e Ethan. As dinâmicas que mudam entre o grupo, quando é sugerido que o melhor amigo de Ethan possa ter-se envolvido com a sua namorada, tal como acontece no filme.