Windows vai ter finalmente funcionalidade muito pedida
O maior problema dos utilizadores de um comum computador pode ter sido resolvido. Windows 11 vai explicar porque o PC está lento.
A Microsoft está a preparar uma nova funcionalidade para o Windows 11 que ajudará os utilizadores a compreender melhor o desempenho dos seus computadores. Através de uma secção de Perguntas Frequentes nas Definições do sistema, o sistema operativo será capaz de identificar problemas e sugerir soluções.
A nova funcionalidade estará disponível em Definições > Sistema > Acerca de e analisará componentes como a RAM, o processador e a placa gráfica. Quando um utilizador questionar, por exemplo, se a sua placa gráfica é adequada para jogos de última geração, o Windows 11 responderá com informações sobre a capacidade do GPU e possíveis melhorias.
Além disso, o sistema poderá indicar se a quantidade de RAM instalada é suficiente para tarefas exigentes ou se o PC está a correr a versão mais recente do Windows 11.
Disponível em breve para todos os utilizadores Windows
Neste momento, a funcionalidade está presente apenas nas versões 26120.3576 e 22635.5090, disponíveis para utilizadores do programa Windows Insiders. No entanto, a Microsoft pretende disponibilizá-la para todos os utilizadores numa futura atualização do Windows 11.
Contudo esta não é a primeira vez que a Microsoft tenta criar uma ferramenta de análise de desempenho. No Windows Vista, a empresa introduziu o Índice de Experiência do Windows, que atribuía uma pontuação a cada componente do sistema. Contudo, a falta de atualizações tornou a ferramenta obsoleta.
Entretanto relembramos sobre um perigo que a Microsoft está a alertar. Nesse sentido a Microsoft alertou para uma nova campanha de phishing que usa o Booking para enganar hotéis. Os cibercriminosos enviam e-mails falsos a funcionários, fingindo ser clientes com reservas, para os levar a descarregar software malicioso e comprometer dados sensíveis.
Qual é que é o teu computador? Também sentes que o teu PC está lento?