Zico | Tudo o que Precisas de Saber
Vem conhecer um dos mais populares rappers da Coreia do Sul, Zico!
História
Woo Ji-Ho, conhecido profissionalmente por Zico, é um rapper, produtor, escritor e cantor sul coreano. Ele é conhecido como o líder do grupo Block B e depois pelo o seu trabalho a solo.
Zico nasceu a 24 de Setembro de 1992 em Dohwa. Durante o seu crescimento, ele estudou no estrangeiro durante vários anos no Canadá, China e no Japão.
Ele começou a sua carreira musical como rapper underground, indo com o nome Nacseo. Ele fez promoções com este nome no Japão. Como adolescente, Zico fez uma audição para a SM Entertainment.
Em 2009, ele fez dupla com Park Kyung, com o nome Harmonics, e lançaram o single digital “The Letter”. Zico acabou por juntar-se à Stardom Entertainment em 2009. E ainda fez parte da música de IU “Marshmallow”, em “Expectations of K-Hip Hop” de Cho PD e em “Outsiders” de Jung Seul-gi. No ano seguinte, ele lançou a sua primeira mixtape, que foi bem recebida na comunidade coreana de hip-hop.
Zico acabou por estrear-se com os Block B em 2011 como o single “Freeze”. Ele produziu o mini-álbum de estreia do grupo. As músicas “LOL” e “Did You Or Did You Not” foram banidas pela KBS.
Nesse mesmo ano, ele participou no mini-álbum de estreia de Hyuna, “Bubble Pop!”, na música “Just Follow”. Zico chegou a promover esta música com Hyuna. Já em Novembro, ele começou a apresentar um programa de rádio na SBS-MTV, “Studio C!”, com um duo Mighty Mouth.
No ano seguinte, ele participou no festival de hip-hop All Force One, onde atuou ao lado de Dok2 e Beenzino. Já em Outubro desse ano, ele começou a apresentar o programa “The Show” ao lado de P.O., outro membro dos Block B. No MAMA desse ano, ele participou numa colaboração hip-hop ao lado de Loco, Double K, Davichi e Dynamic Duo. Ainda em 2012, ele produziu e lançou a sua segunda mixtape e depois co-produziu o terceiro mini-álbum de D-Unit
O ano de 2013, Zico foi alvo de várias acusações por parte de undergroud rappers, ao o acusarem de estar só no hip-hop por causa do dinheiro e como com a sua popularidade como ídolo conseguia ser popular no mundo do hip-hop. Em Outubro desse ano, ele participou na Semana de Moda de Seul com P.O.. No final do ano, ele participou numa atuação com MFBTY, Bang Yongguk dos B.A.P. e Eun Jiwon.
Após a tragédia do acidente de ferry de Sewol, Zico foi a um funeral de um fã que morreu no acidente e acabou por dedicar um rap a esse fã durante um concerto dos Block B. Em Junho, Hyomin das T-Ara lançou um mini-álbum “Make Up” que alegadamente plagiou várias músicas de Zico, mas ela disse que teve a permissão de Zico mas mesmo assim ele não recebeu créditos desse álbum. Durante esse ano, ele apareceu como apresentador do programa “Show! Music Core”. Ele fez parte de vários festivais de hip-hop durante esse ano.
Em novembro de 2014, Zico fez a sua estreia oficial a solo com “Tough Cookie” com Don Mills. No entanto, ele foi criticado por usar um casaco com a bandeira da Conferação no mv e por usar calúnias homofóbicas nas letras. Mas Zico falou sobre o tema e que o uso dessa palavra não foi intencional e que não tem nenhum preconceito contra minorias sexuais. No final do ano, ele atuou ao lado de Seo Taiji a música ” Come Back Home”.
No início de 2015, Zico lançou “Well Done” com Ja Mezz. Ele também apareceu durante um episódio no programa “Unpretty Rapstar” como produtor e produziu a música “Up All Night” para a concorrente Yuk Ji-dam. Já em Maio foi anunciado que ele iria fazer parte do programa “Show Me The Money 4” como produtor com Paloalto da Hi-Lite Records. Mas após um acidente de carro, onde o manager de Zico estava a conduzir embriagado, o programa pensou em removê-lo do programa. A polícia revelou que Zico não teve nenhuma responsabilidade no acidente.
Em Outubro, ele lançou “Say Yes or No” com Penomeco e The Quiett. Após este lançamento, ele lançou “Boys and Girls”. Em Novembro, lançou o seu primeiro EP a solo, “Gallery”, que teve como single “Eureka”.
Já em Janeiro, ele lançou duas músicas: “It was Love” com Luna das f(x) e “I Am You, You Are Me”. Em Novembro, foi revelado de Kim Se-Jeong iria lançar uma música produzida por Zico, Essa música foi “Flower Road”, que foi criada por Zico durante o programa “Talents for Sale”. Mais tarde foi anunciado que Zico, Dean e Crush iriam colaborar no single “Bermuda Triangle”, que foi um grande sucesso.
Em 2017, ele lançou “She’s a Baby”. Depois, Psy lançou duas músicas, mas uma delas “I Luv It” foi co-escrita por Zico. Durante esse ano, ele lançou o álbum “Television” que contém “Artist” e “Anti”. Em Abril, foi anunciado que ele iria regressar como produtor ao lado de Dean no programa “Show Me The Money 6”. Foi um dos concorrentes da sua equipa, Hangzoo, que ganhou o programa. Ele também participou numa das músicas do álbum de Taeyang, “White Night”.
Já em 2018 foi anunciado um álbum que tem uma música com IU. Após isso, Zico entrou numa digressão mundial, começandou na Coreia do Sul, depois Japão, seguindo para a Europa e depois nos Estados Unidos. Em Setembro desse ano, Zico foi um dos artistas escolhidos para participar numa cimeira entre as Coreias, atuando em Pyongyang, Coreia do Norte. As Red Velvet foram um dos outros artistas a participar na cimeira. Em Novembro, a Seven Seasons anunciou que ele não renovou o seu contrato com a companhia, mas os outros seis membros tinham renovado.
No novo ano, Zico estabeleceu a sua própria companhia, KOZ Entertainment, onde ele planeava em desenvolver as carreiras de outros artistas e a sua também. Em Maio de 2019, Zico nomeado como um representante da boa vontade da cidade de Seul pelo presidente de câmara. E em Agosto, os Fanxy Child, que consiste de Zico, Dean, Crush, Penomeco, Millic e Staytuned, deram dois concertos esgotados em Seul.
Em Setembro foi lançado a primeira parte do EP digital, “Thinking Part 1”, a segunda parte foi lançada em Novembro.
Em 2020, Zico lançou “Any Song”. Esta música ganhou grande popularidade e foi o primeiro ‘challenge’ de dança no TikTok, que começou uma tendência no mundo k-pop. Em Julho, foi lançado o EP “Random Box” que teve como single “Summer Hate” ft. Rain. Nesse mesmo mês, foi anunciado que Zico iria começar o seu serviço como um trabalhador do serviço público. Em Novembro, foi anunciado que a KOZ Entertainment foi adquirida pela HYBE Corporation, fazendo parte da HYBE Labels, a divisão de entretenimento e música, mas mantendo a sua independência.
Em Maio de 2022, Zico regressou ao festival Summer Sonic no Japão, seis anos depois de ter atuado no festival. E em Julho, ele lançou o EP “Grown Ass Kid”, com o single “Freak”. Em Novembro, ele foi nomeado o “Homem do Ano” pela GQ Korea.
Já conhecias este artista?