15 Coisas que (possivelmente) não sabias sobre Velocidade Furiosa

 

[tps_header]

Velocidade Furiosa 8 é o mais recente episódio de um dos franchises de maior sucesso de Hollywood da atualidade e aproveitamos o empurrão para explorar alguns factos sobre a saga de Dom, Brian e companhia.

Ladies and gentlemen, start your engines. [/tps_header]

[tps_start_button label=”Se estás pronto para acelerar a fundo, CLICA” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]




1. Racer X

Velocidade Furiosa inspirou-se num artigo de maio de 1998 da Vibe sobre street racing – “Racer X” – que fazia a crónica da vida de Rafael “Racer X” Estevez na cena das corridas de carros ilegais em Nova Iorque.




2. Remake não-oficial

Lê mais: 2017: O Ano das Sequelas

O primeiro episódio da saga Velocidade Furiosa é, na verdade, uma espécie “remake não-oficial” de Point Break, de Kathryn Bigelow. Pode parecer que o franchise de corridas de carros pouco tem a ver com o clássico de 1991, mas o enredo de ambos é bastante semelhante.




3. Um título muito apetecido

Durante as filmagens, o primeiro filme de Velocidade Furiosa tinha o título de Redline – uma expressão da gíria de corridas de carros que refere a velocidade máxima que um carro atinge – até os produtores se decidirem finalmente a utilizar o nome por que sempre passamos a conhecer a saga. O problema é que esse nome… já estava tomado. O título “The Fast and The Furious” pertencia o realizador de B-movies Roger Corman, que produziu um filme de corridas de carros com o mesmo nome, em 1955. Em vez de aceitar um pagamento tradicional, Corman decidiu trocar os direitos do título do filme por algumas imagens de arquivo detidas pela Universal Studios.




4. Batman, Slim Shady ou  Dirk Diggler?

A certo momento, Christian Bale, Eminem e Mark Wahlberg foram considerados para o papel de protagonista da saga, Brian O’Conner (desempenhado por Paul Walker).




5. Cartas de Condução a pedido

Tanto Jordana Brewster como Michelle Rodriguez não sabiam conduzir antes de se juntarem ao elenco do filme, sendo que tiveram de tirar a carta de condução especificamente para poderem entrar nos filmes.




6. The Fast and Furious Herbie!

Lê também: Velocidade Furiosa poderá chegar ao espaço

O franchise de Velocidade Furiosa existe no mesmo universo que Herbie – Prego a Fundo (2005) com Lindsay Lohan – isto porque, num easter egg do filme, o Charger de Dom aparece numa sucata.




7. Cronologia (in)correta

O 4º, 5º e 6º filmes (Velozes e Furiosos, Velocidade Furiosa 5 e Velocidade Furiosa 6) foram desenhados como uma trilogia interna. Da mesma forma, a morte de Han Seoul-Oh no terceiro filme significa que Velocidade Furiosa 7 é a sequela direta do 3º filme lançado – Velocidade Furiosa – Ligação Tóquio. Posto isto, a ordem CRONOLÓGICA da história é a seguinte:

– Velocidade Furiosa (“The Fast and the Furious”, 2001)
– Velocidade + Furiosa (“2 Fast 2 Furious”, 2003)
– Velozes e Furiosos (“Fast & Furious”, 2009)
– Velocidade Furiosa 5 (“Fast Five”, 2011)
– Velocidade Furiosa 6 (“Fast & Furious 6”, 2013)
– Velocidade Furiosa – Ligação Tóquio (“The Fast and Furious: Tokyo Drift”, 2006)
– Velocidade Furiosa 7 (“Furious 7”, 2015)




8. O fim do CGI

Depois de muitos entusiastas do mundo das corridas de rua se terem queixado das quantidades de Efeitos Visuais utilizados nos filmes da saga, Justin Lin resolveu voltar a apoiar-se nos efeitos práticos e físicos a partir de Velocidade Furiosa 5, decisão que foi transportada para todos os filmes seguintes.




9. Say whaaaat?

Michelle Rodriguez não fazia qualquer ideia de que a sua personagem ainda estava viva até ter visto o twist final num visionamento de Velocidade Furiosa 5. A atriz confirmou mais tarde que a produção queria surpreendê-la.




10. Um dedinho especial

Sendo um entusiasta do street-racing mesmo antes de protagonizar os filmes da saga, Paul Walker pode escolher todos os carros que o seu personagem guia ao longo do franchise. Alguns dos carros de Brian eram, inclusive, propriedade de Walker – por exemplo, o primeiro carro que utiliza no segundo capítulo fazia parte da sua coleção de veículos privada.




11. A Rainha com o pé no acelerador

Helen Mirren pode ter sido distinguida com o título de Dama pela Rainha de Inglaterra, mas não é por isso que a atriz britânica é menos radical. Em 2015 e em entrevista ao Yahoo a septuagenária admitiu desejar ser uma “condutora louca” no franchise. Curiosamente (ou não), Helen Mirren acabou por ser contactada para interpretar um pequeno papel em Velocidade Furiosa 8, como a mãe dos irmãos Shaw (interpretados por Luke Evans e Jason Statham).




12. Big Diesel

O Mazda RX-7 que Dom conduz tinha originalmente uma roll cage, uma estrutura normalmente colocada nos carros de corrida para proteger os passageiros num acidente. Infelizmente, a constituição física impressionante de Vin Diesel não combinava com a peça, pelo que teve de ser removida para que o ator coubesse no carro.

 




13. Uma contenda polémica

Lê ainda: Dwayne Johnson é o ator mais bem pago do mundo

Antes do lançamento do quinto filme do franchise, Vin Diesel recorreu à sua conta de Facebook para pedir aos fãs ideias para o novo filme. Entre os vários comentários, muitos apoiavam a ideia de the Dwayne “The Rock” Johnson no franchise, e por incrível que pareça, essa sugestão acabou mesmo por ser aceite, tendo a produção adereçado um convite a Johnson para interpretar o agente Hobbs. No entanto, parece que a relação entre os dois atores não é assim tão saudável… Em agosto do ano passado, no final das gravações de Velocidade Furiosa 8, Johnson desabafou num post da sua conta de Instagram sobre o facto de alguns membros do elenco não serem suficientemente profissionais. No post Johnson dizia: “as minhas colegas eram sempre fantásticas e adoro-as. Já os meus colegas homens é uma história diferente. Alguns portam-se como homens de respeito e verdadeiros profissionais enquanto outros nem por isso. Os que não o fazem são demasiado medricas para mudar isso (…) quando virem o filme em abril e vos parecer que não estou a atuar em algumas daquelas cenas e que o meu sangue parece estar mesmo a ferver – têm razão”. Eventualmente, foi fácil perceber que esta mensagem era dirigida especialmente a Vin Diesel que repetidamente chegava atrasado à gravação das suas cenas (mesmo quando estava já no set) e que se recusava a gravar mais cedo do que as 10 da manhã. Há poucos dias, Vin Diesel comentou pela primeira vez as alegadas críticas em tom apaziguador ao USA Today: “acho que o mundo não sabe o quão próximos somos, de uma forma estranha. Acho que algumas coisas tomaram proporções maiores do que deviam, e não acho que fosse essa a intenção dele. Eu sei que ele reconhece o meu trabalho neste franchise. Na minha casa ele é o Tio Dwayne”. Apesar das afirmações de Vin Diesel, há quem suspeite que a contenda não está completamente resolvida… é que durante a última CinemaCon de Las Vegas Johnson esteve presente para promover Jumanji e Marés Vivas, mas “por razões de agenda” não esteve presente no painel de Velocidade Furiosa 8. Parece que a rivalidade está viva dentro e fora do ecrã.

 




14. Processo peculiar contra a FilmDistrict

Sarah Deming processou a FilmDistrict aquando do lançamento do seu título Drive (2011) de Nicolas Winding Refn com Ryan Gosling porque este não era suficientemente semelhante a Velocidade Furiosa. A mulher do Michigan afirmou que o marketing de Drive a tinha levado a pensar que seria um filme muito parecido a Velocidade Furiosa e que, por isso, se revelou uma tremenda desilusão que, por comparação com a saga de Paul Walker e Vin Diesel, merecia ser processada. No processo Deming só procurava um reembolso dos bilhetes que o Cinema já lhe tinha dado, no entanto, não deixa de ser uma demonstração notável de amor à saga de velocidade.




15. Franchise de milhões

De acordo com o IMDB, Velocidade Furiosa 7 é o único filme do franchise que conseguiu alcançar os mil milhões de dólares em bilheteira, deitando abaixo o record de Avatar como o filme mais rápido a conseguir quebrar essa barreira (apenas 17 dias). Segundo a Forbes, este é o maior franchise da Universal Studios de sempre, tendo acumulado ganhos que chegam já perto dos quatro mil milhões de dólares em bilheteira, valor que será significativamente aumentado com a estreia do novo episódio, Velocidade Furiosa 8.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *