Anime da Semana: Usagi Drop

Usagi Drop é uma série anime que desenvolve a sua narrativa em torno da paternidade e da família. É um drama imperdível!

O que significa ser pai? O que é preciso para tomar conta de uma criança? E educá-la? Quais são as dificuldades que surgem com esta responsabilidade? Estas são algumas das questões que a série anime Usagi Drop (adaptada da famosa manga com o mesmo nome) explora, procurando respondê-las em cada um dos seus episódios.

A história abrange o período de, mais ou menos, um ano da vida dos protagonistas, Daikichi e Rin, começando no primeiro encontro deles, no funeral do avô de Daikichi. Um dos aspectos que caracteriza a narrativa da série é a despreocupação que demonstra pelo seu desfecho ou pela ideia de um clímax. A história tem claramente um princípio, meio e fim, mas o seu foco está na jornada que os personagens vão atravessar. Assim, cada episódio apresenta o seu mini enredo sobre os momentos que ocorrem na vida de qualquer pai e qualquer filho.

Lê mais: Calendário de Séries Midseason 2017 | As estreias e os regressos das tuas séries

usagi drop

Será que esta ideia torna a história desinteressante? Não. Muito pelo contrário. Isso seria a mesma coisa que olhar para nossa vida, para a nossa infância e para o nosso crescimento, como algo banal. Ainda que alguns problemas que Daikichi e Rin têm de resolver sejam específicos da sociedade e cultura japonesa, o tema geral é algo que qualquer pessoa que esteja a criar uma criança conseguirá entender. Mas acima de tudo vai conseguir rever-se neste drama. Seja na perspectiva do pai ou do filho.

Neste tipo de narrativas, os personagens são os elementos responsáveis por conduzir todo o enredo. Felizmente, Usagi Drop tem dois protagonistas fantásticos. São a melhor parte da série e o seu ponto mais forte! Rin é uma criança que por já ter vivido algumas dificuldades, é inevitavelmente mais crescida que as outras crianças da sua idade. No entanto, ela não perde a sua inocência.

Vê também: A Tartaruga Vermelha, em análise

usagi drop

A série apresenta um cuidado enorme em retratar esta personagem da forma mais realista possível, e o resultado não podia ser melhor. O espectador acredita, de facto, que está perante uma criança. Ela mostra-se entusiasmada quando compra guloseimas no supermercado ou quando perde um dente de leite. Fica ansiosa quando Daikichi se atrasa e ela é a última menina no infantário à espera que o seu encarregado de educação a venha buscar. Tem medo de ser abandonada por Daikichi ou que ele morra. E sente-se envergonhada por ter feito xixi na cama. Enfim, tudo reações, atitudes e sentimentos perfeitamente naturais e enquadrados numa criança com cerca de cinco anos.

Por outro lado, Daikichi é um homem solteiro, na casa dos 30 anos, que até então tinha vivido sem grandes preocupações ou planos para o futuro. Naturalmente, as dificuldades são imensas quando se encontra no papel de pai. O contexto em que ele conhece a pequena Rin é um pouco delicado. Aparentemente, ela é filha ilegítima do seu avô e nenhum dos familiares que se encontra no funeral do patriarca da família quer ter qualquer relação com a criança. Compreende-se que estejam em choque, mas nada justifica a falta de compreensão que têm pela menina, que se encontra completamente desamparada. É então que surge Daikichi e decide, num momento altruísta, adoptar a pequena Rin. Este gesto do protagonista também pode ser visto como precipitado e impulsivo visto que ele não estava claramente preparado para ficar encarregue de uma criança, mas não deixa de ser uma atitude louvável.

Não percas: Anime da Semana | Hotarubi no Mori e

usagi drop

Ao longo de Usagi Drop, temos oportunidade de ver a relação destes dois personagens crescer. Desde o início, Daikichi coloca Rin como a sua prioridade máxima e esforça-se por lhe dar uma infância saudável, alegre e memorável. No decorrer da série vemos como a dinâmica entre os dois deixa de ser tão reservada e começa a evoluir conforme eles vão ganhando confiança um no outro. Lentamente começam a criar uma ligação que transcende o laço sanguíneo. Tornam-se numa verdadeira família. Independentemente das circunstâncias que os uniu.

E tal como em qualquer ceio familiar, Daikichi e Rin têm as suas divergências e pequenos dramas familiares. Por vezes o stress do trabalho deixa-o com menos paciência. Há alturas em que o lado mais infantil de Rin vem ao de cima quando ela decide fazer birra ou amuar. Estes são alguns dos pequenos desafios que eles vão ter que enfrentar, já que tudo é uma novidade para eles. Durante a história os dois tentam adaptar-se um ao outro e aprendem a lidar com as mais variadas situações. Mas também vivem momentos de grande cumplicidade, alegria e de amizade genuína. E conseguem encontrar a felicidade e o amor naquilo que é mais básico mas fundamental para o desenvolvimento de qualquer relação entre pai e filha.

Consulta ainda: Anime da Semana | Tokyo Godfathers

Uma série anime como esta não aparece todos os dias. Usagi Drop retrata alguns dos aspectos mais mundanos do nosso quotidiano e mostra-nos as dificuldades que surgem na vida de um adulto que está a criar uma criança sozinho. Todo este quadro é explorado com muita sinceridade e emoção, e fazem desta série um excelente estudo sobre a paternidade. A história nunca chega realmente a uma verdadeira conclusão, mas podemos dar asas à nossa imaginação e idealizar o futuro deste pai e desta filha.


usagi dropTítulo Original: Usagi Drop (em inglês: Bunny Drop)
Realizador: Kanta Kamei
Production I.G | Drama, Josei, Slice of Life, Comédia | 2011 | 11 episódios

[starreviewmulti id=26 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’] 


Filipa Machado

 


Também do teu Interesse:


2 thoughts on “Anime da Semana: Usagi Drop

  • Muito obrigada Alisson 🙂

    Cumprimentos,
    Filipa Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *