A Caminho dos Óscares 2015 | Parte I

Não parece, mas os Óscares estão aí à porta. A cerimónia acontece só a 22 de fevereiro, mas estamos na altura ideal para fazer os escalonamento detalhado dos prováveis nomeados nas mais diversas categorias.

A Academia divulga os nomeados a 15 de janeiro de 2015, mas não há muito que enganar: a Oscar Season já começou a ferver. Nesta altura, faltando apenas ver o que Angelina Jolie fez no seu “Invencível” [no momento em que este texto foi redigido] (todos os restantes candidatos já foram apresentados à imprensa americana), já podemos fazer uma previsão daquilo que nos espera pela frente.

Diríamos, para já, que 2015 será um ano com candidatos muito equilibrados, onde não é possível vislumbrar um claro frontrunner (que até agora tem sido o papel assumido por “Boyhood”, mas que pode mudar a qualquer momento), e onde se denota uma diferença abismal entre a categoria de Melhor Ator e Melhor Atriz. No caso dos atores, temos uma das maiores e melhores lutas dos últimos anos. Já no caso das atrizes, vêem-se algumas nomeções quase certas, mas muitos espaços ainda por preencher.

Aqui ficam os primeiro seis filmes. Vamos a isso!

Boyhood / Boyhood – Momentos de Uma Vida

top30_boyhood

Porque merece a nossa atenção: A sua estreia precoce em solo americano pode trazer-lhe alguns dissabores, mas “Boyhood” é um dos filmes mais importantes do ano e isto é um facto a que a Academia não costuma ficar alheia. O filme de Richard Linklater é, aliás, o candidato em que os especialistas mais apostam neste momento para a vitória principal. A nota máxima atribuída no Metacritic fazem dele um dos onze filmes mais bem avaliados de sempre (leram bem!), e esse impulso dos círculos de críticos pode ser um factor a ter em conta, já que a produtora não é abastada o suficiente para fazer uma grande campanha junto dos membros votantes da Academia. A vitória nas categorias de Melhor Filme, Realização, Atriz Secundária e Argumento Original são muito prováveis.

Nomeações possíveis: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Atriz Secundária (Patricia Arquette), Melhor Ator Secundário (Ethan Hawke), Melhor Argumento Original, Melhor Montagem, Melhor Canção Original.

Estreia: Já em exibição

Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance) / Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Birdman

Porque merece a nossa atenção: Depois da estreia apoteótica em Veneza, a comédia negra de Alejandro González Iñárritu tem ganho um buzz generalizado para múltiplas categorias (pode mesmo ser um dos filmes mais nomeados). Desde logo a categoria de Melhor Ator, onde Michael Keaton se prepara para uma dura batalha com Eddie Redmayne (e talvez Benedict Cumberbatch), mas também nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realização, onde se assume neste momento como a alternativa mais credível a “Boyhood”. Também Emma Stone e Edward Norton terão espaço quase certo nas categorias de atores secundários mas, para já, estão na sombra de outros candidatos aparentemente mais fortes (Patricia Arquette e J.K. Simmons, respetivamente).

Lê Também:   Novo projeto de Emma Stone conta com os produtores de Stranger Things

Nomeações possíveis: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Ator (Michael Keaton), Melhor Ator Secundário (Edward Norton), Melhor Atriz Secundária (Emma Stone), Melhor Argumento Original,  Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Banda Sonora Original, Melhores Efeitos Visuais.

Estreia: 8 de janeiro de 2015

The Imitation Game / O Jogo da Imitação

The-Imitation-Game

Porque merece a nossa atenção: Apontado, quando estreou e venceu no Festival de Toronto (local de passagem de muitos vencedores do Óscar de Melhor Filme), como o candidato mais forte, “The Imitation Game” tem vindo a perder algum fulgor que, no entanto, pode não significar nada (a Oscar Season é perita em ressuscitar candidatos esquecidos – lembremo-nos de “Argo”). Em todo o caso, não é de descurar três factores que, por norma, costumam cair nos louvores da Academia: o filme tem mão de Harvey Weinstein, é passado na II Guerra Mundial e tem como protagonista um dos atores mais amados na indústria dos últimos anos (Benedict Cumberbatch). Há quem aposte em seis nomeações, mas Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Argumento Adaptado parecem ser as vitórias mais prováveis.

Nomeações possíveis: Melhor Filme, Melhor Realização (é possível, mas muito pouco provável), Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Melhor Atriz Secundária (Keira Knightley), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Montagem, Melhor Design de Produção, Melhor Banda Sonora Original.

Estreia: 15 de janeiro de 2015

The Theory of Everything / A Teoria de Tudo

The Theory of everything

Porque merece a nossa atenção: Face aos visionamentos para a imprensa de filmes mais recentes como “Selma” ou “Into the Woods”, “The Theory of Everything”, à semelhança do também britânico “The Imitiation Game”, tem vindo a perder algum gás por ter sido visto numa fase preliminar da corrida. Há quem o aponte como o dark horse mais temível da temporada (até mesmo para Melhor Filme), mas esta biografia de Stephen Hawking parece talhada para a categoria de Melhor Ator, onde Eddie Redmayne tem a seu favor quase tudo, excepto o facto de ser muito jovem (só há um ator com menos de 30 anos a vencer um Óscar para Melhor Ator – Adrien Brody por “O Pianista”). Mas Eddie tem pela frente uma batalha tão forte quanto a sua prestação: Michael Keaton procura o seu Óscar-carreira, Benedict Cumberbatch pretende cimentar o seu lugar na A-list americana e até David Oyelowo reclama o Óscar pela encarnação de Martin Luther King. Também Felicity Jones deve juntar-se à corrida pelo Óscar de Melhor Atriz, mas esse parece já estar quase entregue a Julianne Moore (por “Still Alice”).

Lê Também:   Depois do sucesso de Todos Menos Tu, Glen Powell regressa aos cinemas nesta imperdível comédia de ação (Trailer)

Nomeações possíveis: Melhor Filme, Melhor Ator (Eddie Redmayne), Melhor Atriz (Felicity Jones), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Maquilhagem e Penteados, Melhor Banda Sonora Orginal.

Estreia: 29 de janeiro de 2015

Selma

Selma

Porque merece a nossa atenção: O biopic de Martin Luther King chega aos cinemas pela mão de Ava DuVernay que, juntamente com Angelina Jolie, podem fazer história este ano: a possibilidade inédita de duas mulheres serem nomeadas para o Óscar de Melhor Realização. “Selma” sempre foi considerado pelos especialistas como um candidato forte, mas só durante o Festival do AFI é que se percebeu realmente o seu valor. No entanto, está destinado a alistar-se a um destes extremos: ou é a melhor surpresa ou a pior desilusão. Isto porque tem valores suficientes para conquistar uma dose considerável de nomeações, mas não parece ter força suficiente para as vencer. A excepção parece ser David Oyelowo para Melhor Ator.

Nomeações possíveis: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Ator (David Oyelowo), Melhor Ator Secundário (Tom Wilkinson e/ou Tim Roth), Melhor Argumento Original, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Design de Produção, Mehor Canção Original.

Estreia: Ainda sem data definida

Interstellar

top30_interstellar

Porque merece a nossa atenção: Será que é desta que Christopher Nolan é nomeado para Melhor Realizador? Temos dúvidas, muitas dúvidas. Certo é que há mais de duas mãos cheias de realizadores a lutar por apenas cinco vagas. Nem mesmo a nomeação para Melhor Filme parece bem encaminhada. Já quanto às categorias de atores, apesar das sólidas prestações de Matthew McConaughey e Anne Hathaway, só Jessica Chastain poderá ser  nomeada (e mesmo ela terá uma grande luta pela frente, inclusive com ela própria pelo filme “A Most Violent Year”). As categorias técnicas parecem ser o habitat natural de “Interstellar”, e alguns Óscares (apostaríamos em pelo menos três) devem surgir desse território.

Nomeações possíveis: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Atriz Secundária (Jessica Chastain), Melhor Argumento Original, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Design de Produção,  Melhor Edição de Som, Melhor Mistura de Som, Melhores Efeitos Visuais.

Estreia: Já em exibição

PARTE II»»

0 thoughts on “A Caminho dos Óscares 2015 | Parte I

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *