Cannes 2015 | Carol, de Todd Haynes, é recebido com ovação de 10 minutos

O regresso de Todd Haynes às longas-metragens resultou em aplausos efusivos na Croisette – durante dez minutos, segundo algumas fontes – depois da estreia mundial do seu “Carol”, com Cate Blanchett e Rooney Mara. Aqui está o primeiro grande candidato aos Óscares 2016.

Para Todd Haynes não há horas marcadas. O realizador dos nomeados a Óscar “Longe do Paraíso” e “Não Estou Aí” já nos habituou a esperar anos pelos seus projetos, e este “Carol” chega mesmo 8 anos depois da sua última incursão no grande ecrã. Mas quando a razão para o regresso se materializa na adaptação de um livro de Patricia Highsmith (autora de “The Talented Mr. Ripley”) sobre um inesperado romance entre uma divorciada (que é Cate Blanchett) e uma jovem empregada de loja (que é Rooney Mara), não resta grande coisa a dizer para nos convencer.

Em Cannes, na estreia mundial de “Carol”, o realizador e o elenco tiveram uma receção acalorada. Para além dos elogios às prestações de Cate Blanchett e Rooney Mara, os críticos destacam a beleza e sofisticação da realização de Todd Haynes.

O Hollywood Elsewhere diz que «“Carol” é “O Segredo de Brokeback Mountain” para as meninas. Blanchett e Mara têm que partilhar prémio de Melhor Atriz do júri de Cannes.» Já Sasha Stone, do Awards Daily disse «O homem na minha frente gritou “bravo” no final de Carol. Tenho que concordar. Uau. Amei.»  Anne Thompson do IndieWire escreveu no Twitter: «Blanchett & Mara carregam o romance lébico dos anos 50 de Todd Haynes com um fascínio glamoroso. Forte candidato a prémios em Cannes15 e além .»

Mas nem só dos prémios do júri de Cannes se fala (o filme é, aliás, um dos favoritos do momento à Palma de Ouro). Há quem já projete o futuro. A distribuição de “Carol” está ao cargo de Harvey Weinstein (o “rei” das campanhas para os Óscares) que irá estrear o filme em dezembro. A partir das reações, parece que “Carol” é um forte candidato a Melhor Filme, com Blanchett a correr para Melhor Atriz e Mara a ser colocada em Melhor Atriz Secundária para que elas não se confrontem (diz, quem viu, que o filme é divido entre as duas). Haynes provavelmente vai ter a sua segunda nomeação para Melhor Realização..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *