Isao Takahata recusa juntar-se à Academia dos Óscares

 

 

O realizador e co-fundador do Studio Ghibli, Isao Takahata, recusou o convite da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na última quinta-feira.

De acordo com uma fonte ligada ao assunto, o realizador japonês Isao Takahata terá recusado o convite para fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por “estar demasiado ocupado a trabalhar”. A Academia prolongou o convite a Isao Takahata em junho do ano passado, depois de honrar o realizador com uma indicação ao Óscar de Melhor Filme de Animação pelo seu trabalho mais recente, O Conto da Princesa Kaguya. Takahata compareceu à cerimónia de entrega dos prémios em fevereiro do ano passado, com o produtor do filme, Yoshiaki Nishimura.

Lê também: Séries que te introduziram ao universo anime (parte 1)

 

isao takahata

 

Lê ainda:Óscares 2020 consolidam mudanças históricas

A Academia anunciou recentemente novas regras para os membros com o objetivo de promover a diversidade nos seus quadros, depois das nomeações deste ano terem provocado um efeito adverso contra a aparente falta de diversidade entre os nomeados. Este ano a Academia nomeou outro filme do Studio Ghibli para o Óscar de Melhor Filme de Animação, When Marnie Was There (Omoide no Marnie), de Hiromasa Yonebayashi.

Lê Também:   A nova adaptação deste clássico de Steven Spielberg está prestes a chegar à HBO Max

Lê mais: 12 locais que inspiraram obras do Studio Ghibli (parte 1)

Antes de criar o Studio Ghibli juntamente com o realizador Hayao Miyazaki (convidado quatro vezes para se juntar à Academia), Isao Takahata já apresentava uma longa carreira no mundo da realização, contando com projetos muito conhecidos e acarinhados em Portugal como Heidi, Marco: Dos Apeninos aos Andes ou Ana dos Cabelos Ruivos. Já com o Studio Ghibli fundado, Takahata esteve por trás de grandes filmes como O Túmulo dos Pirilampos, Memórias de Ontem, Pom Poko ou ainda A Família Yamada.

Qual a tua opinião acerca desta decisão de Takahata?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *