LEFFEST’15 | 11 Minut, Mini-Crítica

 

O novo filme de Jerzy Skolimowski, 11 Minut, é um impressionante feito técnico, mas, tirando os seus sons e visuais, tem pouco para oferecer que não seja um risível e forçado dramatismo.

 

11 Minut LEFFEST Título Original: 11 Minut
Realizador: Jerzy Skolimowski
Elenco: Richard Dormer, Paulina Chapko, Wojciech Mecwaldowski
Género: Drama
 2015 | 81 min[starreviewmulti id=18 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

 

11 Minut desenvolve-se em volta dos momentos que antecedem uma catastrófica sequência de eventos numa cidade polaca da atualidade, preocupando-se em construir uma tapeçaria de várias narrativas interligadas num estilo que lembra os filmes – mosaico de Alejandro González Iñárritu e Paul Haggis. A quantidade de grotescas coincidências vai aumentando à medida que a multiplicidade de histórias se vai desenrolando. Isto culmina na calamidade do seu final, concebido por Skolimowski como um horrendo espetáculo de operática violência.

Lê Também: LEFFEST’15 | Trois souvenirs de ma jeunesse, Mini-Crítica

Os vários fios narrativos, que formam o filme, têm uma infeliz tendência de cair no cliché desinteressante, como a história de um realizador que tenta levar uma atriz a dormir consigo durante uma audição no seu quarto de hotel. Quando chegamos ao final, esta monumental coleção de clichés começa a tornar-se insuportável, o que não é, de todo, ajudado pelo ridículo descontrolo dramático que explode do ecrã na última sequência de 11 Minut.

Pub

11 Minut LEFFEST

Mesmo assim, há que reconhecer o esplendoroso virtuosismo técnico da parte de Jerzy Skolimowski e da sua equipa criativa. A montagem alucinante das várias histórias paralelas vai injetando uma necessária energia a este exercício cinematográfico, com a concretização sensorial do ambiente urbano a também contribuir para a opressiva tensão da obra. A reputação de Skolimowski tem razão para existir, com o autor a demonstrar uma panóplia de truques impecavelmente concretizados e algumas sugestões de ideias interessantes que, infelizmente, nunca são suficientemente exploradas durante o filme.

11 Minut integra a competição da seleção oficial do LEFFEST’15. Dia 15 de novembro, aquando da cerimónia de encerramento, saber-se-á se o júri reconheceu algum valor nesta infeliz criação de um dos mais célebres autores polacos do cinema atual.

Pub Ad Banner

Para saberes mais sobre as várias secções desta edição do Lisbon & Estoril Film Festival, consulta o LEFFEST’15 | Programa completo.

11 Minut LEFFEST

 

O PIOR – Todo o final com o seu operático dramatismo, que, ao invés de impressionar ou comover com o seu espetáculo de sofrimento humano, apenas consegue converter o seu miserabilismo em algo risível.

O MELHOR – O trabalho de sonoplastia, que cria um inferno sónico a partir do exagero quase barroco dos sons do ambiente citadino.

Pub

 

CA

 


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *