Metal Gear Solid HD Collection (PS3)

[like_to_read]

 

Editora: Konami

Produtora: Kojima Productions

Género: Ação

Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360

Classificação Etária: 18+

Data de Lançamento: 3 de fevereiro de 2012



A série “Metal Gear” é uma das sagas mais icónicas do mundo dos videojogos, sobretudo por causa do enredo complexo e original orquestrado por Hideo Kojima. Personagens como Snake, Raiden e Big Boss conseguem ser bastante memoráveis e cativantes, enriquecendo a experiência de jogo.

Esta nova coleção da série “Metal Gear Solid” inclui as versões remasterizadas de “Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty”, “Metal Gear Solid 3: Snake Eater” e “Metal Gear Solid: Peace Walker”. Entre estes três jogos destaca-se “Metal Gear Solid 3: Snake Eater”, onde podemos acompanhar as aventuras de Naked Snake enquanto explora uma selva controlada por soviéticos em busca de um importante cientista cativo.

É desde logo de estranhar o facto de não se ter incluído o primeiro “Metal Gear” nesta coleção, uma decisão que acaba por dificultar as hipóteses dos novos fãs compreenderem os acontecimentos de “Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty”.

Curiosamente, Solid Snake, o protagonista da série, acaba praticamente por ser posto de lado nesta coleção. Ele não aparece nos jogos “Metal Gear Solid 3: Snake Eater” e “Metal Gear Solid: Peace Walker”, que funcionam como prequelas do primeiro jogo, e tem apenas direito a uma breve aparição em “Sons of Liberty”. Este último tem lugar trinta anos depois dos acontecimentos de “Metal Gear Solid: Peace Walker”.

A Konami procurou modernizar estes jogos clássicos, tendo tido sucesso na maior parte do projeto. O conteúdo dos jogos é igual ao dos formatos originais (exceto o modo online de “Metal Gear Solid 3: Snake Eater”) e a jogabilidade, para o bem ou para o mal, mantêm-se também a mesma.

Os controlos, as histórias e os conteúdos que os fãs tanto apreciam estão aqui, permitindo uma fantástica viagem nostálgica. Mas com eles também vêm as sequências cinematográficas extensas e o enredo algo confuso para os novatos.

No que toca à jogabilidade, os jogadores terão que tentar evitar o confronto tanto quanto possível e procurar passar por território inimigo sem serem detetados. Apesar dos jogos favorecerem a abordagem mais cautelosa, não faltam momentos de ação.

Os jogadores vão poder explorar a excentricidade de Kojima através de gráficos melhorados. Apesar das melhorias gráficas, é difícil não notar que os jogos não pertencem às consolas desta geração. Por exemplo, existem por vezes problemas nas texturas e na sincronização de lábios. Embora não prejudiquem a experiência de jogo, é difícil não reparar nestas falhas.

Apesar de alguns problemas gráficos e da ausência do primeiro “Metal Gear”, estes três jogos (ou cinco, pois “Metal Gear Solid 3: Snake Eater” inclui as versões 8 bit de “Metal Gear” e “Metal Gear 2: Solid Snake” como bónus) proporcionam uma experiência única e inesquecível. A remasterização é competente, permitindo que novos jogadores conheçam a série e que os fãs matem as saudades.

[/like_to_read]